Conheça os Viveiros Municipais

 
Você já se perguntou de onde vêm as árvores e demais plantas que ornamentam as áreas públicas da cidade? A produção de mudas para as áreas verdes urbanas é feita por três viveiros municipais administrados pela Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA): Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo; Harry Blossfeld, no Parque Cemucam, em Cotia; e Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera.

As mudas ornamentais de herbáceas e arbustivas são produzidas nos viveiros Manequinho Lopes e Arthur Etzel, enquanto as mudas de árvores para reflorestamento e arborização urbana são produzidas no Viveiro Harry Blossfeld. Além da produção de mudas, também são realizadas pesquisas e experimentos com espécies raras, que sofrem alguma ameaça de extinção com o objetivo de manter exemplares que servirão de porta sementes visando a preservação na natureza.

As mudas de espécies ornamentais herbáceas, como o íris-da-praia, e arbustivas, como a jacobina-rosa, são destinadas somente aos órgãos públicos. Já os exemplares arbóreos, como jequitibá-branco, cedro e uvaia, dentre outras podem ser retirados pelos munícipes. A retirada acontece nos Viveiros Manequinho Lopes e Harry Blossfeld por meio da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana, instituída pela Lei nº12.196/1996, regulamentada pelo Decreto nº37.587/1998 e conduzida pela Portaria 006/SVMA/2016.

Como retirar uma muda de árvore?

Qualquer pessoa que more no município de São Paulo pode retirar até 5 mudas de árvores, desde que comprove que possui espaço para o plantio das mesmas. Para solicitar, o proprietário do local deve apresentar o IPTU ou isenção em próprio nome, RG, metragem da área livre permeável e fotos do local onde o plantio será feito. Caso o IPTU esteja no nome de terceiros/locatários, trazer uma carta escrita e assinada, assim como a cópia do documento do terceiro/locatário. No caso de plantio em condomínios, é preciso levar também uma carta de autorização do síndico e uma cópia da ata da assembléia na qual foi eleito.

Com base na análise da metragem e das fotos apresentadas, os técnicos orientam e sugerem as espécies mais adequadas, conforme a disponibilidade no estoque. Fazer uma boa cova, adubar e regar corretamente são algumas dicas para que o plantio seja bem-sucedido. Disponível no site da SVMA, o Manual Técnico de Arborização Urbana traz orientações sobre itens como tamanho da calçada, presença de placas e postes, tipos de árvores e manejo, que inclui irrigação, poda e outros cuidados.

O próprio solicitante deve retirar a muda de segunda a sexta, das 8h às 15h, com um veículo aberto, já que as elas possuem mais de 2 metros de altura. É preciso preencher e assinar o Termo de Responsabilidade e a Ficha de Informações, instrumentos disponíveis no local e que permitem a composição do banco de dados com espécies fornecidas e locais de plantio. Estas informações ajudam no controle da distribuição e na fiscalização do uso, já que as plantas doadas não podem ser vendidas, nem utilizadas para cumprir Termos de Compromissos Ambientais.

A retirada acontece nos Viveiros Manequinho Lopes e Harry Blossfeld por meio da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana, instituída pela Lei nº12.196/1996, regulamentada pelo Decreto nº37.587/1998 e conduzida pela Portaria 006/SVMA/2016. Os viveiros municipais recebem grupos para visitas monitoradas, previamente agendadas, visando propiciar aos visitantes aspectos práticos sobre agricultura, bem como preservação/conservação ambiental.


SERVIÇO
Viveiro Arthur Etzel (Viveiro do Carmo)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 16h
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Parque do Carmo(Portão 3)

Informações: (11) 2746-3200

Viveiro Harry Blossfeld (Viveiro de Cotia)
Retirada de mudas: de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 15h
Endereço: Rua Mesopotâmia, s/n – Parque Cemucam – Cotia
Informações: (11) 4702-4722

Viveiro Manequinho Lopes
Retirada de mudas: de segunda a sexta, das 8h às 15h
Endereço: Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7A)
Informações: (11) 3887-6761