Parque Ecológico Chico Mendes comemora 30 anos nesta terça

 Fotografia de vários cupcakes de chocolate decorados por cobertura de baunilha e confeitos. No canto inferior esquerdo, estão os dizeres: "Parabéns, Parque Ecológico Chico Mendes".
Nesta terça (4), é dia de comemorar os 30 anos do Parque Ecológico Chico Mendes. Localizada na Zona Leste da capital, esta bela área verde apresenta espécies da flora, como abacateiro, bambu-chinês e cedro-japonês, e abriga 74 espécies de animais, das quais 56 são aves, como guaracava-de-barriga-amarela, bentevizinho-de-penacho-vermelho, figuinha-de-rabo-castanho, garça-branca, irerê, joão-teneném e sábias.

Hoje, a infraestrutura possui entrada acessível para pessoas com deficiência e conta com quadras de futebol, pista de cooper, playground e trilha. Inicialmente, a área do parque pertencia à antiga Fazenda Chácara Figueira Grande. Em 1987, a área foi desapropriada para a implantação do parque público, oficialmente inaugurado no dia 4 de junho de 1989.

História

O nome do parque é uma homenagem ao seringueiro e ambientalista Francisco Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes. Durante muitos anos, o ativista lutou a favor dos povos da floresta e pela preservação do meio ambiente. Nascido em 14 de dezembro de 1944, Chico adorava passar o tempo próximo à natureza desde a infância.

Chico Mendes criou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri – sua cidade natal, localizada no interior do Acre – e foi o responsável pela criação da União dos Povos da Floresta. Em 1988, foi agraciado com o prêmio Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU), além da Medalha de Meio Ambiente da Better World Society. No mesmo ano, foi morto a tiros de espingarda por Darcy Alves – com ordem do pai, o fazendeiro Darly Alves – no quintal de sua casa.


SERVIÇO
Parque Ecológico Chico Mendes
Endereço: Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho