Parque Linear Mongaguá Francisco Menegolo comemora 8 anos

Imagem de um bolo com massa branca decorado por confeitos coloridos (rosa, azul, amarelo, lilás, verde e laranja) na superfície. À esquerda, estão os dizeres "Parabéns, Parque Linear Mongaguá - Francisco Menegolo" em letras brancas.
Nesta terça (28), o Parque Linear Mongaguá - Francisco Menegolo completa oito anos. Desde 2011, o espaço é o cenário para os moradores do bairro de Ermelino Matarazzo que buscam fugir do estresse urbano e aproveitar a natureza. Sua implantação faz parte do Programa Córrego Limpo, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado por meio da Sabesp, para garantir as áreas de preservação permanente desse afluente do Rio Tietê e contribuir com a drenagem urbana da região.

Ao passear pelas suas instalações, você pode encontrar algumas espécies frequentes de aves da cidade, como periquito-rico, bem-te-vi, corruíra, cambacica, sanhaço-cinzento, ferreirinho-relógio, sabiá-laranjeira, bico-de-lacre e pardal. A área verde reúne espécies da flora, como bambu-imperial, canela, córdia-africana, embaúba-branca, figueira-de-camarões e guapuruvu. Em sua infraestrutura há aparelhos de ginástica para a terceira idade, pista de caminhada linear ao córrego, quadra poliesportiva e pista de skate.

História

O nome do parque é uma homenagem ao morador Francisco Menegolo (1894-1958), que durante muitos anos lutou por melhorias na região. Nascido em 13 de março 1894, na cidade de San Geovanni Ilarione, região de Veneto, na Itália, em 1941 fixou residência no bairro de Ermelino Matarazzo para ajudar na montagem e manutenção das máquinas da Celosul, fábrica de papel celofane das Indústrias Reunidas Fábrica Matarazzo (IRFM).

Francisco participou da fundação da Sociedade Amigos do Bairro e foi forte defensor de melhorias no transporte, além de contribuir no processo de construção da igreja de São Francisco de Assis e promover as famosas festas juninas do bairro. Além de emprestar seu nome a uma rua do bairro, tornou-se também o nome do Parque Linear.

SERVIÇO
Parque Linear Mongaguá Francisco Menegolo
Endereço: Rua Prof. Antonio de Castro Lopes, 1240
Contato: telefone: (11) 2214-1892