Coleta seletiva de resíduos foi tema da reunião do CADES

Fotografia de dois palestrantes: à esquerda, está uma mulher de cabelos castanhos e óculos com armação azul, segurando um microfone. À direita, está um homem de camisa vermelha, cabelos pretos, segurando uma folha e fazendo anotações. Ambos estão em pé.

Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos sólidos produzidos na cidade, acarretando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. Dada a importância de conscientizar a sociedade para os benefícios da redução e reciclagem de resíduos, o assunto foi abordado durante a 211ª Reunião Plenária do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), realizada na última quarta (15).

Com o tema Plano de Investimentos para Resíduos Sólidos, o gerente financeiro da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Edson Luis Batista, explicou o funcionamento da autarquia, responsável pela gestão de resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. Um dos principais desafios da autarquia é minimizar o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários, além de promover ações de educação ambiental e implantar políticas públicas para aumentar os índices de recuperação de resíduos recicláveis.

A apresentação de Batista foi seguida pela de Bruna do Nascimento Santos, também da Amlurb, que falou sobre a importância do movimento Recicla Sampa e expôs metas e propostas para fortalecer ações de reciclagem na capital. Implementar coleta seletiva em todos os prédios municipais, aumentar o volume de reciclados coletados, elevar a compostagem dos resíduos orgânicos de feiras e podas e ampliar a sensibilização sobre coleta seletiva são as principais metas da do programa, conforme revelou Bruna.