Pratique artesanato nos parques municipais

 Imagem com fundo de madeira em tom claro. Na parte inferior, da esquerda para a direita, estão dispostos alguns pincéis com tintas na ponta, nas seguintes cores: preto, branco, verde, amarelo, vermelho, laranja e azul. Acima do pincel vermelho, já próximo ao lado direito da imagem, há um coração formato por botões redondos e vermelhos. Mais para o lado esquerdo, na parte superior, está a frase escrita em letras brancas: "19/03 - Dia Nacional do Artesão".
Instituído pela Lei nº12.634/2012, o Dia Nacional do Artesão é comemorado nesta terça (19). Reconhecido em todo o território e em diversos países, o artesanato nacional movimentou R$50 bilhões em 2017, quantia gerada por 8,5 milhões de artistas, segundo o Ministério da Economia. Procurado principalmente por turistas brasileiros e estrangeiros em feiras temáticas, cada produto artesanal é único, mas todos podem experimentar a prática.

No Parque Ecológico Chico Mendes, a programação de rotina contempla os amantes do artesanato e também os iniciantes neste mundo. Às quartas, das 8h às 10h, é possível aprender o bordado vagonite, técnica que pode ser aplicada em artigos de cama, mesa e banho. Quem gosta de crochê pode aprender a confeccionar as próprias peças de lã às terças, das 8h às 10h, e de barbante às quintas, das 13h30 às 15h30.

A oficina de pintura em tecido acontece às segundas, das 8h às 10h e das 14h às 16h; às terças, das 8h às 10h e das 10h às 12h; às quintas, das 10h às 12h; e às sextas, das 10h30 às 12h. A atividade permite que os participantes soltem a imaginação e abusem das cores. Para estimular ainda mais a criatividade, o parque oferece reciclagem de materiais às quartas, das 10h às 12h.

Para quem frequenta o Parque Ibirapuera, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atividades em nível avançado, intermediário e passo a passo, como arte em tecido e marchetaria – técnica de ornamentação em marcenaria. Aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo da atividade cerebral, atenção aos mínimos detalhes e uma oportunidade de gerar renda são só alguns benefícios do artesanato. Todas as atividades são livres e gratuitas: basta escolher a preferida e participar!


SERVIÇO
Parque Ecológico Chico Mendes
Bordado vagonite
Data: às quartas
Horário: das 8h às 10h

Crochê
Data: às terças
Horário: das 8h às 10h

Crochê em barbante
Data: às quintas
Horário: das 13h30 às 15h30

Pintura em tecido
Data: às segundas, terças, quintas e sextas
Horário: das 8h às 10h (segunda e terça), das 14h às 16h (segunda), das 10h às 12h (terça e quinta) e das 10h30 às 12h (sexta)

Reciclagem de materiais
Data: às quartas
Horário: das 10h às 12h
Local: Rua Cembira, 1201 – Vila Velha Curuçá
Informações: (11) 2035-2270

CECCO Parque Ibirapuera
Arte em tecido passo a passo
Data: às terças
Horário: às 8h15

Arte em tecido intermediária
Data: às terças
Horário: às 10h15

Arte em tecido avançada
Data: às terças
Horário: às 8h

Marchetaria passo a passo
Data: às sextas
Horário: às 8h

Marchetaria intermediária
Data: às sextas
Horário: às 10h

Marchetaria avançada
Data: às 8h15
Horário: às segundas
Local: Av. Quarto Centenário – Parque Ibirapuera (portão 5)