São Paulo ganha plataforma digital para facilitar reciclagem

Imagem com fundo roxo. No centro, está o logotipo do movimento Recicla Sampa, composto da seguinte forma: à esquerda, seta redonda com corpo laranja e ponta vermelha; à direita, a frase "Recicla Sampa" escrita na cor branca.
Diariamente, cerca de 12 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares são produzidas na cidade de São Paulo, segundo a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), mas somente 7% deste total são destinados de forma correta à reciclagem. Quando somado a outros tipos de resíduos, como os hospitalares, os restos de feiras e os entulhos, o volume descartado chega às 20 toneladas por dia. Com o objetivo de conscientizar e orientar os paulistanos sobre a necessidade do reaproveitamento e da redução do volume de materiais orgânicos enviados aos aterros sanitários, o movimento Recicla Sampa foi lançado na última quinta (7).

A ação é resultado de uma parceria entre a Logística Ambiental de São Paulo (Loga) e a EcoUrbis, com o apoio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) por meio da Amlurb, autarquia responsável pela regulação dos contratos de limpeza na cidade. A plataforma facilita o acesso aos horários das coletas nos bairros e permite o download dos conteúdos gráficos e tutoriais que ensinam a separação correta de materiais.

Pensada para atender a meta 24 do Plano de Metas 2017- 2020 da Prefeitura de São Paulo, que visa reduzir em 500 mil toneladas o total de resíduos destinados aos aterros municipais, a nova ferramenta possibilita a localização dos endereços dos pontos de coleta para descarte de itens que não podem ser misturados ao lixo comum, como óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, entulho e remédios. Para conhecer a plataforma, basta acessar o site: www.reciclasampa.com.br.