Sede do PNM Fazenda do Carmo é selecionada entre as boas práticas da A3P

Fotografia da nova sede do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo. Ao centro, está o prédio com paredes de madeira plástica na cor marrom, telhado côncavo na cor branca com claraboias para a entrada da luz natural e rampa na entrada. Em frente ao prédio estão: uma pequena horta dividida em dois quadrantes e dez mudas de árvores jovens. À esquerda estão os paineis fotovoltaicos para captação de energia solar e à direita está um reservatório de água em formato de prédio retangular, também de maderira plástica na cor marrom. Ao fundo, está a vegetação do Parque, composta por árvores de copas verdes. Todo o solo é uma área ajardinada.
Recentemente inaugurada, a sede do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, localizada na Zona Leste da capital, está entre as iniciativas selecionadas na chamada pública de Boas Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), política do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente). Com o objetivo de inspirar, estimular e divulgar a implementação de ações sustentáveis nos órgãos públicos municipais, a A3P elegeu os 125 melhores projetos entre os 297 inscritos no chamamento ocorrido em novembro de 2018.

Com projeto elaborado pelos técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o primeiro prédio municipal sustentável da capital é acessível, prioriza o uso de materiais de alta durabilidade e baixa manutenção, otimiza a luz e a ventilação naturais, e conta com sistemas próprios de geração de energia limpa, tratamento de esgoto e reaproveitamento de água. Desta forma, a estrutura se integra aos requisitos da categoria “Construções Sustentáveis”, um dos onze temas da seleção, como baixo impacto ambiental, qualidade de vida para servidores e frequentadores do local e economia de recursos naturais e de orçamento.

A adesão às condutas da A3P é voluntária, mas torna-se fundamental para uma gestão mais sustentável diante do cenário de mudanças climáticas e escassez de recursos naturais. Servir como modelo de edificação ambiental era um dos objetivos da sede, que centraliza os setores de educação ambiental e visitação, administração, manutenção, manejo e fiscalização, e estudos e monitoramento ambiental e é parte da compensação ambiental da construção da Linha 15-Prata do monotrilho. Desde 2003, o PNM Fazenda do Carmo integra o maior perímetro de vegetação da Zona Leste e é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São Paulo instituída em meio urbano.