Nestas férias, tem Aventura Ambiental no Viveiro Manequinho Lopes

 

Você já se perguntou de onde vêm as plantas das áreas públicas de São Paulo? Além da conservação de espécies da flora ameaçadas, uma das funções do Viveiro Manequinho Lopes é produzir plantas ornamentais utilizadas em áreas municipais. Uma boa pedida nestas férias é escolher um dos quatro horários disponíveis diariamente e participar de uma visita guiada ao Viveiro Manequinho Lopes, localizado dentro do Parque Ibirapuera.

A iniciativa é da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e faz parte do programa Aventura Ambiental. O programa, por sinal, nasceu junto com a instituição e completa 13 anos no próximo dia 22. Ele permite conhecer a estrutura e funcionamento do Viveiro em quatro horários: às 9h, às 10h30, às 14h e às 15h30, de segunda a sexta, de 14 de janeiro até o dia 28 de fevereiro.

Passeio histórico
O público é convidado a participar de dinâmicas interativas com o ambiente, exercitando a afetividade e propiciando uma reflexão sobre a relação gente-natureza. Nesse roteiro guiado, o visitante conhece o funcionamento de um viveiro histórico, implantado em 1928, que realiza um trabalho de conservação de espécies ameaçadas, além de produzir e distribuir plantas utilizadas em áreas públicas da cidade.

A visitação monitorada é aberta para todas as faixas etárias e os participantes podem caminhar e observar jardins, bosques, estufas, estufins e quadras com inúmeras mudas ornamentais. Não há inscrição prévia: basta que os interessados cheguem com 15 minutos de antecedência ao saguão da UMAPAZ para a distribuição de uma das 20 senhas de cada sessão. Visite a página da UMAPAZ.

SERVIÇO
Aventura Ambiental nas Férias de Verão
Data: de 14 de janeiro a 28 de fevereiro
Horários: às 9h, às 10h30, às 14h e às 15h (retirada de senha com 15 minutos de antecedência)
Local: VIVEIRO MANEQUINHO LOPES - Av. IV Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera
Ponto de encontro: Saguão da UMAPAZ