Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti

População também pode auxiliar na prevenção com medidas simples; saiba como


O calor intenso e as fortes chuvas de verão contribuem para que um velho conhecido dos paulistanos “reapareça”: o mosquito Aedes aegypti. Por isso, a Prefeitura tem intensificado as intervenções de combate ao mosquito, conforme as ações do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitam espaços públicos, residências e condomínios para combater criadouros e também orientar a população de forma preventiva.

Os profissionais das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todas as regiões da capital atuam diariamente no combate e na prevenção de transtornos que possam ser causados pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika vírus e chikungunya. Este trabalho também é importante para evitar que a febre amarela possa voltar a ser transmitida na cidade. Veja aqui como você pode fazer sua parte, segundo as dicas fornecidas pelo coordenador do Programa Municipal de Vigilância e Controle das Arboviroses, Eduardo de Mais:

Ao menos uma vez por semana, circule por toda a casa, principalmente no quintal, para procurar por possíveis criadouros; qualquer recipiente que possa acumular água da chuva é um risco potencial;
Os pratos que recolhem o excesso de água das plantas (sob os vasos) devem ser removidos ou virados com a boca para baixo;
Guarde baldes e outros recipientes, como latas, potes, bacias e pedaços de plástico, em áreas cobertas;
O que puder ser descartado pode ser acondicionado em um saco plástico devidamente fechado, para ser conduzido ao lixo;
Potes de água dos animais domésticos precisam ser LAVADOS diariamente para evitar que as larvas se instalem no local;

Devidamente uniformizados e portando crachá com foto, os agentes da Prefeitura atuam em áreas definidas por priorização, sempre a partir dos locais de maior risco; na sequência, migram para onde o risco é menor. Acesse o site http://mosquitovilao.prefeitura.sp.gov.br/ e saiba mais sobre esse programa. Quem ainda não se vacinou contra a febre amarela pode receber a dose gratuitamente em todos os postos de saúde da capital. Para saber qual a unidade de referência mais próxima, basta consultar o Busca Saúde.

Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses

Lançada recentemente pela Prefeitura de São Paulo, a iniciativa intersecretarial reúne um conjunto de ações para o combate e a prevenção de arboviroses transmitidas pelo Aedes (dengue, zika, chikungunya) e para que não volte a ter transmissão de febre amarela na capital paulista. Acesse o site http://mosquitovilao.prefeitura.sp.gov.br/ e saiba mais.

Quem ainda não se vacinou contra a febre amarela pode receber a dose gratuitamente em todos os postos de saúde da capital. Para saber qual a unidade de referência mais próxima basta consultar o Busca Saúde.