UMAPAZ realiza cerimônia de comemoração aos 70 anos dos Direitos Humanos


Com uma estimativa de mortes que varia de 50 a 85 milhões, a Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945, e foi o maior e mais destrutivo conflito armado da história. Devido às atrocidades cometidas neste período, fez-se necessário estipular ações para assegurar dignidade e segurança a todos os seres humanos. Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou medidas para promover a paz e prevenir futuras guerras por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada em 10 de dezembro de 1948.

Para celebrar os 70 anos desta data tão importante, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), órgão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realizou, no último dia 10, uma cerimônia de comemoração ao aniversário do documento e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O coral composto por crianças do EMEI João Mendonça Falcão – DRE Penha, responsável por acolher crianças imigrantes, abriu a cerimônia. Em seguida, o secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Viegas, apresentou ao público as funcionalidades da UMAPAZ. Logo após, a especialista em Direitos Humanos, Fernanda Fernandes, relembrou a história da declaração e o seu legado no mundo.

Técnicas de mediação de conflitos mundiais foram um dos temas debatidos na reunião. As discussões finais tiveram como pauta a agenda 2030, na qual constam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir das discussões, foram reconhecidos os desafios e a necessidade de promover ações no monitoramento das políticas para infância e adolescência.