Trólebus reduzem emissão de poluentes no ar


Dióxido de carbono (CO2), óxido de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (MP) são alguns dos poluentes dispersos no ar da cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Mobilidade e Transportes (SMT), 14.386 ônibus circulam diariamente. Entre janeiro e outubro deste ano, os 200 trólebus que compõem as alternativas limpas evitaram a emissão de volumes expressivos destes elementos: ao todo, de acordo com a SPTrans, 14,3 mil toneladas de CO2, 38 toneladas de NOx e 390 quilos de MP deixaram de ser lançados.

Resultado do uso de combustíveis fósseis, como o diesel, derivado do petróleo, estas substâncias possuem impacto negativo sobre o aquecimento global e são agravantes para problemas respiratórios. Recentemente, uma das exigências do Tribunal de Contas do Município (TCM) para a liberação da licitação dos serviços de ônibus foi o cumprimento da lei nº16.802/2018, que estipula metas de controle dos gases tóxicos emitidos pelo Sistema de Transporte Urbano de Passageiros e pelas empresas de coleta de resíduos sólidos urbanos e hospitalares.

Com o objetivo de substituir o modelo atual por combustíveis e tecnologias mais sustentáveis, esta lei prevê diminuições de 50% a 95% nos prazos de 10 e 20 anos para cada elemento. Atualmente, os trólebus fazem parte de uma rede de 168 km e ligam a Zona Leste com a região central. Além da redução no lançamento de poluentes, os trólebus contribuíram para a diminuição da poluição sonora.

Fonte: Diário do Transporte