Parques municipais oferecem opções variadas


Trânsito, correria, locais cheios e muitos outros ruídos incômodos fazem parte da rotina dos paulistanos, assim como a convivência diária com a poluição do ar. Viver em meio ao caos de uma vida agitada nos grandes centros urbanos não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante fazer uma pausa para aliviar a tensão e renovar as energias. Alguns estudos já comprovaram que o contato regular com áreas verdes aumenta a qualidade de vida, reduz o estresse, aumenta a energia e a disposição e melhora o humor.

Os parques municipais geridos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) possuem particularidades e programação para os mais variados gostos. As atividades são gratuitas para todos os públicos, sejam eles radicais ou mais calmos. Nesses espaços, os frequentadores podem aproveitar o dia para praticar esportes, como tae-kwon-do, capoeira, basquete e futebol. Além de promover a prática de exercícios físicos, como a ginástica, há parques que oferecem muitas outras atividades voltadas para o público da terceira idade.

Os interessados em uma programação mais leve podem fazer tai-chi, yoga, lian gong e dança circular. Os parques do Carmo, do Povo e Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo são alguns dos que oferecem o serviço. Outra excelente sugestão são as trilhas monitoradas, como a Trilha da Lagoa Vermelha no Parque Guarapiranga. Os passeios são gratuitos, de acordo com os horários de funcionamento de cada unidade, mediante agendamento prévio.

Já para quem prefere curtir a paisagem e relaxar, a boa opção são os parques contemplados por lagos, como Aclimação, Burle Marx, Chácara das Flores, Chácara do Jockey, Cidade de Toronto, Raul Seixas, Trote/Vila Guilherme e Vila Sílvia, que são alguns exemplos que concedem essa experiência. Ao longo do ano, esses espaços verdes também promovem atividades de educação ambiental, palestras, bosques da leitura e muitas outras ações.

Ao reservar um tempo para conhecer os parques municipais e desfrutar dos benefícios encontrados na natureza, aproveite e compartilhe com a gente suas fotos com a #VemProParque – basta marcá-las com esta hashtag nas redes sociais. Acesse o site da SVMA para conferir a lista dos parques da cidade e também sua programação. Para que nada atrapalhe a diversão, lembre-se também de conferir a vacinação contra a febre amarela, pois esses espaços são considerados áreas de risco e podem abrigar o mosquito transmissor da doença.