Plano Municipal de Saneamento foi tema da reunião do CADES

Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável de água e saneamento básico para todos é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta foi a pauta abordada durante a 206ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), realizada na última quarta (21).

Com o tema Atualização do Plano Municipal de Saneamento, o Secretário Executivo do Comitê Gestor do Contrato com a SABESP, Marco Antônio Palermo, expôs metas e propostas para fortalecer ações de saneamento básico no município. Em seguida, Tamires Oliveira, representante da Divisão Técnica de Projetos e Obras (DEPAVE 1), apresentou os projetos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) custeados pelos recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI).

O saneamento básico é tema primordial entre os serviços públicos essenciais, pois, sem a resolução dos problemas nesta área, torna-se difícil encaminhar os outros compromissos estabelecidos pelos ODS. Além de discutir e aprovar a ata do encontro anterior, a representante das Organizações Não Governamentais – Macrorregião Leste 3, Cecília Rodrigues de Barros, tomou posse como conselheira titular. Também esteve presente na ocasião o secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Viegas.