Seminário propõe reflexão sobre Proteção Ambiental e Tombamento


Com o tema “Prática e Reflexões: Proteção Ambiental no Município de São Paulo e Tombamento”, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realiza, no dia 30 de novembro (sexta), um seminário destinado a discutir tanto a proteção ambiental, quanto o tombamento, temas de grande relevância na cidade de São Paulo. O evento será realizado no campus Vergueiro da Uninove, das 9h às 18h, reunindo especialistas nas matérias. A iniciativa é capitaneada pelos Departamentos de Planejamento Ambiental (DEPLAN) e de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da SVMA.

O assunto, embora de grande relevância, é conhecido por sua rigidez, pois esbarra não só em questões administrativas ou burocráticas, como também é visto como obstáculo ao desenvolvimento das atividades econômicas. Assim, o desafio que se coloca no âmbito das políticas públicas é: como proteger o patrimônio cultural e natural para as futuras gerações diante dos interesses dos agentes intervenientes no espaço urbano?
O objetivo é discutir amplamente a proteção ambiental e o tombamento, refletindo principalmente sobre como adequar as práticas do poder público e as remodelar, para construir novas perspectivas de proteção do patrimônio cultural e natural no território do Município de São Paulo. Os organizadores propõem um diálogo cuja linguagem articulada, envolvendo as três esferas de governo, possa rever o quadro. O mesmo engajamento motivou a realização do seminário, a fim de contribuir com a nova estrutura de governança urbana do século XXI. As inscrições podem ser feitas neste link.

Grandes nomes
O evento terá início com palestra inaugural realizada pelo geógrafo Danilo Celso Pereira, com o tema Patrimônio Natural: da construção à incompreensão do tema. A mesa 1 da manhã será voltada para o assunto Preservação e Conservação da Cobertura Vegetal no território do Município de São Paulo, com mediação do Prof. Dr. Marcos Silveira Buckeridge, pesquisador do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Serão debatedores Priscilla Martins Cerqueira (SVMA-DEPAVE), Ricardo José Francischetti Garcia (SVMA-Herbário), Sueli Furlan (FFLCH-USP) e Paulo Cesar Garcez Marins (Museu Paulista e PPGFAU-USP).

Na parte da tarde, o tema da mesa 2 Parques Públicos Municipais Tombados e os Espaços de Preservação, tendo como mediador o arquiteto Matheus de Vasconcelos Casimiro (FAU-Mackenzie). Debatem com ele a prof. Dra. Anna Beatriz Ayroza Galvão (Escola da Cidade e FAU-UFBA), a arquiteta Carolina Dal Bem Padua (Superintendência do IPHAN-SP), a arquiteta Érica H. Borges Fioretti (Secretaria de Estado da Cultura – UPPH) e o arquiteto Walter Pires (SMC-DPH). A mesa 3, mediada por Matheus de Vasconcelos Casimiro, dará foco no tema Patrimônio Cultural e Natural: Novas Perspectivas para Proteção e Atuação, tendo como debatedores Valter Caldana (LPP e FAU-Mackenzie), Silvia Helena Zanirato (EACH-USP), e representante do Ministério Público.

Programação
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura com representantes da SVMA e SMC
9h30 – Palestra Inaugural com o geógrafo Danilo Celso Pereira: “Patrimônio Natural: da construção à incompreensão do tema”
10h às 10h15 – Intervalo
10h15 – MESA 1
Tema central: Preservação e Conservação da Cobertura Vegetal no território do Município de São Paulo
Mediador: Professor e Pesquisador do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP (Prof. Dr. Marcos Silveira Buckeridge)
Debatedor 1: Gestão do Patrimônio Ambiental "Arbóreo" no Município de São Paulo – Eng.ª Agrônoma Priscilla Martins Cerqueira (SVMA-DEPAVE)
Debatedor 2: Remanescentes da Mata Atlântica – Biol. Ricardo José Francischetti Garcia (SVMA-DEPAVE)
Debatedor 3: Patrimônio Natural, Biodiversidade e Proteção da Paisagem – Prof. Dra. Sueli Furlan (Departamento de Geografia da FFLCH-USP)
Debatedor 4: Preservar a Historicidade da Arborização Paulistana – Prof. Dr. Paulo Cesar Garcez Marins (Museu Paulista e PPGFAU-USP)
11h15 às 12h – Debate
12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 14h30 – MESA 2
Tema central: Parques Públicos Municipais Tombados e os Espaços de Preservação
Mediador: Arq. Matheus de Vasconcelos Casimiro (Mestre pela FAU-Mackenzie)
Debatedor 1: IPHAN: Áreas Verdes Tombadas no Município de São Paulo – Arq. Carolina Dal Ben Padua (Superintendência do IPHAN-SP)
Debatedor 2: Parques e bairros Jardins/Pacaembu tombados pelo CONDEPHAAT / Áreas Envoltórias e Preservação da Vegetação – Arq. Erika Hembik Borges Fioretti (SEC-UPPH);
Debatedor 3: Tombamento de Parques e Áreas Naturais: a ação do DPH e do CONPRESP em São Paulo – Arq. Walter Pires (SMC-DPH);
Debatedor 4: Escritórios Públicos de Gestão Compartilhada: experiência de preservação em Salvador e São Paulo – Prof. Dra. Anna Beatriz Ayrosa Galvão (Escola da Cidade e FAU-UFBA)
14h30 às 15h30 – Debate
15h30 às 16h - Coffee Break

16h às 16h45 – MESA 3
Tema central: Patrimônio Cultural e Natural: Novas Perspectivas para Proteção e Atuação
Mediador – Arq. Matheus de Vasconcelos Casimiro
Debatedor 1: Desafios na Proteção dos Bens Culturais Ambientais nas Cidades – Representante do Ministério Público de São Paulo
Debatedor 2: Ativismo Social e o Patrimônio Cultural e Natural – Prof. Dra. Silvia Helena Zanirato (EACH-USP)
Debatedor 3: Proteção Ambiental e Bens Tombados: Perspectivas Urbanísticas e Políticas Públicas – Prof. Dr. Valter Caldana (LPP e FAU-Mackenzie)
16h45 às 17h15 – Debate
17h15 – Encaminhamentos finais
17h45 – Encerramento

SERVIÇO
Seminário Prática e Reflexões: Proteção Ambiental no Município de São Paulo e Tombamento
Data: 30/11/2018
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Uninove – Campus Vergueiro – Rua Vergueiro, 235 – 1º andar - auditório
Inscrições: aqui