A Prefeitura quer conhecer melhor os produtores rurais de SP


No início de dezembro, a Prefeitura de São Paulo iniciará um cadastramento na zona rural sul de São Paulo para conhecer melhor quem são os agricultores desta região. Como vivem o que produzem, onde comercializam sua produção, quais são suas dificuldades? As respostas a estas e outras questões constituirão um banco de dados da zona rural paulistana, recriada pelo Plano Diretor Estratégico, em 2014, e serão disponibilizados para subsidiar a proposição de políticas públicas de fortalecimento da cadeia da agricultura na cidade de São Paulo, a geração de renda e a preservação ambiental. Alunos da rede municipal receberão um “recadinho” na agenda para ampliar essa participação.

Este cadastramento está sendo financiado com recursos do Projeto Ligue os Pontos, parceria da Bloomberg Philanthropies e Prefeitura de São Paulo. Premiado internacionalmente, o projeto tem por objetivos empoderar os agricultores, melhorar seus processos produtivos, conectá-los às demandas de mercado e desenvolver políticas públicas sustentáveis. Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), atuam também a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Desenvolvimento Econômico, (SMDE), Educação (SME), Mobilidade e Transporte (SMT), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Relações Internacionais (SMRI) e Inovação e Tecnologia (SMIT). Atuam fortemente as Subprefeituras da Capela do Socorro e de Parelheiros.

Cadastramento
O processo de cadastramento dos agricultores será iniciado em dezembro, com previsão de término no mês de janeiro de 2019, e será realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). A instituição segue as premissas formuladas durante o Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014, quando a cidade passou a ter reconhecida a sua zona rural, potencialmente desenvolvida pela agricultura familiar.

Durante o processo de cadastramento, será aplicado questionário com todos os produtores rurais identificados, com quatro perguntas abertas e tempo estimado de até 25 minutos de duração total. Esses questionários serão aplicados em tablet e formarão um banco de dados em formato eletrônico. A expectativa é ouvir entre 300 e 400 produtores rurais no território delimitado, segundo o último censo rural realizado pelo IBGE. Mesmo que algum produtor prefira recusar a participação, sua localização comporá o banco de dados do cadastramento final. Todos os entrevistados serão consultados para autorizar a disponibilização dos dados coletados para uso da Prefeitura, sendo garantido ao cadastrado o sigilo quanto aos dados pessoais.

Premiação
O projeto rendeu à cidade de São Paulo o primeiro lugar do Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies, que premiou iniciativas em políticas públicas em cidades da América Latina e Caribe. A iniciativa é, também, uma resposta ao avanço da urbanização desenfreada, pois valoriza a atividade agrícola nas áreas de mananciais por meio da cultura orgânica. Leia mais sobre o projeto aqui.