Economia de água é um assunto para todos


Limpeza, higiene, hidratação, saúde, preparação de alimentos: a água é um elemento fundamental nas atividades mais simples do dia a dia. Mesmo assim, 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não tinham acesso à água potável em casa em 2017, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Esse dado se comprova, de acordo com o estudo, principalmente na zona rural, que também sofre com a falta de saneamento básico.

Ter acesso à água e ao esgoto tratado é a base para a manutenção da vida em toda a biodiversidade. Não só os humanos sofrem com a escassez e com a poluição de rios, represas, mares e oceanos. Seja porque estes locais são seus habitats, como ocorre com os peixes, seja porque dependem deles para coletar alimento e garantir a hidratação, como ocorre com diversas espécies de aves; a fauna e a flora também são atingidas.


Economia x consumismo

Da alimentação ao vestuário, rever os maus hábitos de consumo é uma forma de combater o gasto desenfreado. A agropecuária, por exemplo, é uma das atividades que mais consomem e desperdiçam este precioso recurso. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), 72% do líquido captado no país são destinados ao setor. Em contraste com esse volume, a ONG SOS Mata Atlântica estima que o desperdício deste montante atinja 70%.

Pequenos hábitos levam a grandes mudanças: banhos de até 5 minutos, optar pelo balde em vez da mangueira ao lavar quintais e calçadas, escovar os dentes e ensaboar a louça com a torneira fechada e lavar roupa em grandes quantidades são algumas das medidas mais recomendadas e conhecidas. Uma pequena inspeção e correção de vazamentos nos canos, torneiras e vasos sanitários faz muita diferença – tanto para o meio ambiente, quanto para o bolso do consumidor, já que esses ajustes reduzem o valor da conta d’água.

Para quem gosta de plantas, regá-las logo no início da manhã, ou à noite é sempre a melhor opção: assim, a evaporação será bem menor. Dez minutos de mangueira aberta levam 186 litros de água limpa ao esgoto; por isso, faça do regador o seu melhor amigo e também do seu jardim e/ou horta. Mesmo com o início da temporada de chuvas, é fundamental consumir água de forma consciente, pensando também nos períodos de estiagem.