Educar para preservar: missão da SVMA


A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente tem realizado, por meio de seu setor de Comunicação, diversos vídeos institucionais. O objetivo é disseminar a cultura de paz e a educação ambiental, fornecendo dicas aos munícipes sobre questões cotidianas. O “vídeo da semana”, por exemplo, está disponível toda quinta, em nosso site. Basta localizá-lo no canto superior direito da página da SVMA e dar o play (acesse aqui).

Isso não significa que você não possa ver a produção completa (são mais de cem vídeos) no canal da SVMA no Youtube (clique aqui). Há conteúdo para todos os gostos, como materiais institucionais. Dois bons exemplos são os vídeos sobre os 25 anos da SVMA (veja aqui) e sobre a revitalização do Viveiro Manequinho Lopes (veja aqui). Ainda nessa linha, é possível mostrar os “bastidores” do Planetário do Ibirapuera, no vídeo sobre as suas dez curiosidades (confira aqui).

Os parques são um capítulo à parte. Há especiais que mostram as pessoas que são “a cara” dos nossos parques (veja aqui), especiais sobre suas trilhas (confira aqui), atividades diferenciadas como as realizadas ao ar livre sobre astronomia, como a feita para mostrar como é um eclipse lunar (veja aqui). Até os voluntários dos parques mereceram o devido destaque para mostrar o resultado de sua dedicada atuação (veja aqui)!

A maior parte dos nossos vídeos promove a educação ambiental. Uns dão dicas sobre como produzir menos resíduos sólidos (confira aqui); outros dão “aquela chacoalhada” para a conscientizar a população sobre temas de grande relevância, como a defesa dos mares (clique aqui) ou o combate ao tráfico de animais silvestres (confira aqui). O público infantil é contemplado com essas “lições ambientais” (veja aqui) e não faltam produções no melhor estilo “faça você mesmo” que ensinam a fazer coisas diferentes, como cuidar de uma orquídea ou fazer um terrário (veja aqui). Quando estiver navegando nas redes, confira nosso material e compartilhe. A natureza agradece!