Homens, cuidem da sua saúde!


Quais são seus planos para o primeiro dia do mês? Caso uma passagem rápida pelo Parque Ibirapuera esteja na agenda, não deixe de visitar o Monumento às Bandeiras, em frente ao espaço. Porém, não se assuste com o tom da nova iluminação: para conscientização sobre prevenção e tratamento contra o câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBUSP) inicia a campanha Novembro Azul, em parceria com o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura (ILUME).

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 68 mil novos diagnósticos da doença até o fim deste ano em todo o país – são sete novos casos por hora. O tumor na próstata, órgão cuja principal função é produzir o esperma, é o que mais acomete homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma. A cura é possível em 90% dos casos, desde que as alterações sejam identificadas ainda no começo, quando não há sintomas. Quando surgem os indícios, 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que ocorre em 20% dos pacientes diagnosticados.

Com o lema Homem moderno se cuida: procure o urologista, a campanha vai até o Parque do Povo, que receberá uma caminhada de conscientização. Outros cinco pontos da capital ganham nova iluminação: o Monumento da Independência, no Parque da Independência; o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura; a Ponte Octávio Frias de Oliveira, ou Ponte Estaiada; o Viaduto do Chá; e a Biblioteca Mário de Andrade.

Prevenção, diagnóstico e tratamento
Alguns sinais de que algo não vai bem são dor óssea ou ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Homens negros, obesos, sedentários e com histórico da doença na família fazem parte do grupo de risco. Estes devem consultar o urologista a partir dos 45 anos e realizar os exames de toque retal e o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Acima dos 50 anos, estes cuidados devem fazer parte da rotina de todos. Embora não seja uma exclusividade dos idosos, os casos antes dos 40 anos são raros.

Um homem morre a cada 38 minutos por câncer de próstata, segundo o INCA. Dentro da prevenção, pequenas mudanças de hábito, além das visitas frequentes ao médico, podem fazer a diferença. Praticar regularmente exercícios físicos fortalece o sistema imunológico, atua contra a obesidade, modula os níveis hormonais e reduz o estresse. Os benefícios se refletem na saúde como um todo.

O que afasta a população masculina do consultório não é só o preconceito contra os exames: muitos pacientes temem receber o diagnóstico. Ao contrário do que se imagina, a descoberta não é uma sentença, mas uma oportunidade de cura, principalmente quando detectada precocemente. O tratamento não é o mesmo para todos: nos tumores menos agressivos, o acompanhamento da evolução e as intervenções em casos de progressão são suficientes.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBUSP)