Parque Consciência Negra festeja mais um aniversário


Em São Paulo, a homenagem a Zumbi dos Palmares, comandante do maior quilombo do Brasil colonial e símbolo de resistência contra a escravidão, vai além do Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima terça (20). Desde 2009, o Parque Consciência Negra mantém viva a memória do alagoano e dá vida à Cidade Tiradentes. A data lembra o aniversário da morte de Zumbi, assassinado aos 40 anos em 1695, e também marca os 9 anos do parque.

Para resgatar e comemorar a luta do líder, foram preparadas exposições, atividades culturais e oficinas. Quem participar da Caminhada em Homenagem à Consciência Negra, às 9h, organizada pelo Instituto Nuff, poderá também apreciar a beleza do parque que, atrás somente do Parque do Carmo, é um dos mais ricos em biodiversidade na Zona Leste. Entre diversas borboletas, vivem espécies como o sapo-cururu, o gambá-de-orelha-preta, a borralhara-assobiadora e o flautim.

O inhambuguaçu e o joão-botina-do-brejo, endêmicos da Mata Atlântica, fazem parte da sinfonia que acontece entre os exemplares de mulungu, goiabeira, guapuruvu, jaqueira, samambaiaçus e pau-brasil. Além do canto dos pássaros, diversas apresentações musicais foram preparadas para quem curte samba-rock, rap, sertanejo e MPB. As atividades acontecem das 9h às 17h, próximas à administração do parque, e são livres para todos: basta juntar a família e os amigos e aproveitar!

Confira a programação:

9h – Caminhada em Homenagem à Consciência Negra – Instituto Nuff
9h30 – ‘Aulão’ de Zumba – Instituto Nuff
10h30 – Capoeira – ADCS Princesa Isabel
11h – Kung Fu
12h30 – Dança de Salão – Família Pegada SR
13h – Palestra Consciência Negra – Lory
13h30 – DS Utopia MCs (apresentação musical)
14h – Ronaldo (apresentação musical)
14h30 – Bod Jay (apresentação musical)
15h – Natan (apresentação musical)
15h30 – Alceu (apresentação musical)
16h – Samba Rock – Roger (apresentação musical)
16h30 – Dal Santana (apresentação musical)
17h – Escola de Samba Estrela Cadente

SERVIÇO
Aniversário do Parque Consciência Negra
Data: 20 de novembro (terça)
Horário: das 9h às 17h
Local: Rua José Francisco Brandão, 320 – Cidade Tiradentes