#vempassarinhar acontece sábado no PNM Fazenda do Carmo

Dentro do cronograma de encontros do #vempassarinhar 2018, a próxima aventura acontece neste sábado, dia 27, no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, na região leste da capital. Mais que a visualização das aves, o passeio promete deixar os participantes de “queixo caído” com as belezas que este espaço reserva aos olhos e ao coração! A iniciativa é uma parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Save Brasil e Instituto Butantan. Esta edição conta com o apoio do Sesc Itaquera.

O compromisso começa cedinho, às 7h, quando os participantes serão recebidos pelos integrantes da Divisão de Fauna e da administração do Parque, no ponto de encontro, na Sede do Parque Natural. Não precisa de inscrição prévia. Após breve preleção sobre a atividade, o grupo sairá a campo munido com o que tiver disponível, como câmeras fotográficas, binóculos e até a câmera do celular. Após o percurso, os participantes retornarão à sede do parque para a contagem das espécies avistadas. Estes dados são digitalizados no aplicativo e-Bird e enviados à Universidade de Cornell (EUA).

 

Esta parte é essencial, pois, além dos ganhos individuais com a saúde e o bem-estar, o participante tem sido um grande colaborador da fauna silvestre, pois a observação amadora de aves permite a catalogação das espécies encontradas.

Ao término dessa contagem, o grupo se encaminhará para o Mirante do Lago do Sesc Itaquera. É quando será realizada a palestra sobre Fotografia de Natureza, missão do fotógrafo convidado Leonardo Casadei. Como bom anfitrião, o Sesc servirá um delicioso lanche, mas os participantes também podem trazer suas preferências alimentares de casa.

 

Dicas e cuidados
Por se tratar de um parque com mata nativa, os cuidados são importantes: usar roupas e calçados leves e confortáveis, usar repelente, trazer as ferramentas disponíveis de observação e atentar para a vacinação contra a Febre Amarela. O calendário ainda prevê eventos no Instituto Butantan (24/11) e Parque Ibirapuera (15/12).

 

Programação
7h – ponto de encontro na Sede do Parque Natural e saída a campo
10h – listagem das espécies avistadas utilizando o aplicativo e-Bird.
11h às 13h – papo de passarinho, com o fotografo Leonardo Casadei, no Mirante do Lago (SESC Itaquera)
Café e Lanche: cortesia SESC Itaquera (o participante pode ficar à vontade para trazer seu próprio lanche).

SERVIÇO
Data: 27/10
Horário: das 7h às 13 h
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Gleba do Pêssego, São Paulo – SP