Feira de troca de livros acontece na UMAPAZ

Bons companheiros da escrita, os livros sempre foram importantes na cultura e no lazer. No passado, eram usados para registros históricos, para compilação de leis e para a divulgação de ideias. E é em função dessa diversidade que podemos usufruir nos dias atuais dessa rica herança histórica. Considerando sua importância, o dia 29 de outubro marca o dia nacional do livro.
Mas não precisa esperar até essa data para trocar aqueles livros que já contribuíram de forma considerável para o seu aprendizado! A partir do dia 15 (segunda), a Biblioteca Sapucaia abre sua IV Feira de Troca de Livros. O espaço pertence à Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.
O interessado em participar da feira precisa levar livros de qualquer gênero, em bom estado de conservação, e trocá-los por exemplares de sua preferência, uns pelos outros. Vale lembrar que não são aceitos no processo de troca folhetos, livretos e revistas. A atividade fica disponível até o dia 31 e não é preciso realizar inscrição: basta comparecer à sede da UMAPAZ no horário de funcionamento da biblioteca.
Acervo
Uma biblioteca diferente. Assim pode ser definido o Espaço Sapucaia, uma biblioteca municipal com acervo dedicado à educação ambiental e à cultura de paz. Ela foi criada em 2008 com o objetivo de facilitar o acesso do público aos assuntos relacionados à sustentabilidade, numa época em que o tema ainda era tratado com certo distanciamento. As quatro mil obras do acervo incluem livros, trabalhos técnicos, artigos e reportagens, além de multimídias como CDs e DVDs.

O espaço oferece eventos pontuais e atividades para o público infantil. A programação inclui a Aventura Ambiental – sessões de vídeo sobre educação ambiental, visita monitorada pelo Parque Ibirapuera e “contação” de histórias. Brinquedos e livros estão disponíveis para crianças a partir de quatro anos. O nome da biblioteca deriva do tupi, que significa “olho que se abre”. É também o nome de uma árvore existente no Parque Ibirapuera, que possui floração cor-de-rosa e fruto definido por uma cabaça cheia de sementes.

SERVIÇO
IV Feira de Troca de Livros
Dia: 15/10 até 31/10 (segunda a sexta)
Horário: das 9h às 18h
Local: Sede da UMAPAZ- Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7-A)