É tempo das flores


Após meses frios e de secura no ar, setembro traz consigo o frescor de uma das mais belas estações do ano, especialmente para quem gosta de plantas e de um clima mais quente, mas não seco. A vegetação ganha cores que tomam conta das árvores nas ruas, nos parques, nos jardins e também nos vasinhos das casas. A chegada “oficial” da primavera acontece neste sábado (22), exatamente às 22h53, e é marcada pelo equinócio, que ocorre duas vezes ao ano – a outra foi com o início do outono.

Uma das marcas da estação são as flores. Para quem frequenta o Ibira e quer apreciar os mais diversos tipos, vale a pena visitar o Campo Experimental da Escola de Municipal de Jardinagem da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O florescer é fundamental no trabalho dos polinizadores, como as abelhas – de onde tiram o pólen e os espalham, ampliando a produção de frutos e sementes.

Programação
Este fenômeno do equinócio faz com que dias e noites tenham a mesma duração. Nesta data, também é interessante perceber que o Sol nasce exatamente a leste e se põe a oeste. Para observar e comemorar estes fatos, haverá atividades especiais na programação da II Comuna Intergaláctica, entre os dias 21 (sexta) e 23 de setembro (domingo), no Planetário do Parque Ibirapuera. Para mais informações sobre a programação, clique aqui.

Na segunda (24), das 10h30 às 12h30, haverá o curso Educação Ambiental com Tai Chi – Primavera no Viveiro Manequinho Lopes, com trilha monitorada pelo local após a reflexão proposta pelo Tai Chi sobre sustentabilidade e educação ambiental. Para participar, não é necessário se inscrever. Outra programação interessante é a Dança Sagrada da Alma: Recebendo as Estações do Ano – Primavera, que acontece neste sábado (22), das 14h às 17h, na sede da UMAPAZ. Quem quiser apurar a sensibilidade musical deve se inscrever pelo formulário.

Um dos mais tradicionais eventos marcará a chegada da primavera no Parque Previdência com um dos seus símbolos mais bonitos! Neste sábado (22), das 11h às 17h, o orquidário municipal receberá a 2ª Mostra Orquídeas no Parque, organizada pelo Clube Amigos das Orquídeas, com exposição dos trabalhos feitos pelos alunos e ex-alunos das aulas práticas oferecidas, e demonstrações de cultivo das plantas.

Se você quer comemorar a chegada da primavera, aproveite o fim de semana, escolha uma das atividades e participe com a família e os amigos!