As árvores fazem a diferença!


Em momentos de lazer e descanso, na maioria das vezes, elas compõem o cenário. Nos dias de calor intenso, são um alívio. Sua importância vai além do meio ambiente: uma de suas espécies, hoje ameaçada de extinção, foi responsável pelo nome do país. Nesta sexta (21), às vésperas do início da primavera, comemora-se o Dia da Árvore. A intenção da data é resgatar o papel fundamental das árvores para o ecossistema e para o dia a dia, estimular ações de reflorestamento e repudiar práticas ilegais, como o tráfico de madeira.

Muito mais que promover belas paisagens ou fornecer flores e frutos, elas são responsáveis pela manutenção do bem-estar de inúmeras espécies, inclusive a humana, e da biodiversidade: aves, mamíferos e insetos vivem entre seus galhos e retiram dali seu alimento, transferindo para o solo as sementes e atuando como aradores da natureza. Portanto, há uma enorme cadeia que depende das árvores para viver bem, e não é só pela sombra que proporcionam.
Arborização em São Paulo

No combate ao aquecimento global, o sequestro do dióxido de carbono feito pelas árvores é fundamental – você já ouviu a expressão de que a Amazônia é o pulmão do mundo? Em São Paulo, os parques conservam a vegetação remanescente da Mata Atlântica e ajudam nas proximidades em que estão instalados. Porém, o plantio e replantio (principalmente quando ocorre remoção ou queda, fatos muito comuns no período chuvoso que se inicia com a primavera) são essenciais por toda a cidade, pois ainda há áreas que não possuem vegetação suficiente.

Em sua programação do 11º aniversário, por meio do Projeto Geração +Verde, o Parque do Cordeiro realizará o plantio de espécies arbóreas nativas no domingo (23), das 12h30 às 12h50. No Parque Guanhembu, que completa 7 anos no Dia da Árvore, crianças da Escola Mundo Mágico plantarão participarão de plantio nesta sexta (21), das 13h às 15h, e levarão para casa sementes de ipê. O passeio também inclui visita ao exemplar do pau-brasil e o plantio de uma espécie arbórea. Na próxima sexta (28), é a vez dos alunos da rede pública plantarem árvores nativas no Parque do Povo, em comemoração aos 10 anos de existência.