Há 42 anos o Parque do Carmo preserva o verde na região leste


Cerejeiras. Se pudéssemos escolher uma palavra para remeter ao Parque do Carmo, provavelmente esta seria a primeira a vir à mente. Não é por acaso: um dos programas indispensáveis dos paulistanos e dos turistas da cidade é acompanhar seu florescer durante a tradicional Festa das Cerejeiras, organizada pela comunidade japonesa anualmente no parque. Embora esse florir seja destaque do local, não é o único: as atrações do Parque do Carmo vão muito além deste belo símbolo da cultura oriental.

Nesta quarta (19), o parque comemora seu 42º aniversário e quer mostrar muito mais do que ser o segundo maior parque da capital, abrigo das cerejeiras-de-Okinawa. Dentre suas atrações estão o Museu do Meio Ambiente, o Monumento à Imigração Japonesa, o Viveiro Arthur Etzel (responsável pela produção de mudas para a arborização da cidade) e o Planetário Prof. Acácio Riberi , ou Planetário do Carmo.

Expansão
O parque passa por um processo de expansão, que prevê o anexo de aproximadamente 839 mil m² à sua área, atualmente de mais de 1,5 milhão de m². O Carmo também é uma boa opção para quem quer se movimentar – basta escolher entre equipamentos de ginástica, campos de futebol, ciclovia e pista de Cooper -, para quem quer relaxar nos redários ou em um piquenique com pessoas queridas, e, para quem quer exercitar a mente e a alimentar a curiosidade, que tal uma visita ao Planetário ou ao Museu do Meio Ambiente?

Quem passeia por lá pode encontrar mais nuances coloridas da flora, como o ipê-amarelo e o ipê-branco, e também um cafezal, eucaliptos e árvores frutíferas, como a mangueira e a pitangueira. Pau-brasil, ipê-felpudo e jequitibá-rosa são alguns exemplares do acervo em extinção. Entre borboletas, répteis, mamíferos e aves, 193 espécies de fauna habitam esta vegetação. Os destaques são os papagaios-verdadeiros e seus ninhos, a noturna coruja-orelhuda, o canário-da-terra e seu belo canto, a preguiça-de-três-dedos e seus movimentos sutis, os velozes beija-flores e o rapinante gavião-pega-macaco, ameaçado de extinção.

PROGRAMAÇÃO (30/09)
9h às 9h30
Prática de Liang Gong

9h30 às 10h
Dança circular

10h às 10h30
Atividade com Grupo Escoteiro

10h30 às 11h
Tambores Japoneses

11h às 11h30
Maracatu do 3° milênio

11h30 às 12h
MPB

12h às 12h30
Batalha de rimas

12h30 às 13h
MPB

13h às 14h
Samba do Emil

SERVIÇO
Comemoração do aniversário do Parque do Carmo
Data: 30/09
Horário: das 9h às 14h
Local: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
Informações: (11) 2748-0010 / 2746-5001