“Borboletas em Revoada” é tema de exposição


A delicada composição de dobraduras, proporcionada pela técnica do Origami, dá asas –literalmente – às borboletas desta instalação expositiva, que pode ser vista até o dia 31 de maio, das 9h às 18h, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O objetivo da instalação é transformar materiais do cotidiano, como papeis que seriam descartados, em arte contemporânea, dando-lhe novo significado.

Idealizada pela artista plástica Irene Tanabe. a instalação é composta por dezenas de borboletas de origamis que, unidas, formam um grande painel numa parede. Para acompanhar a tendência de novas mídias e tecnologias, a arte das instalações também se adaptou ao formato, tornando-se interativas. O público que por ali circula pode tirar selfies e publicar em suas redes sociais, marcando #umapaz.

A ideia é mostrar também que a arte é acessível e que a sociedade pode fazer parte dela. A conscientização precisa ser coletiva. O trabalho tem coordenação de Ieda Varejão e Eliane Terezinha dos Santos Bosio. A artista Irene Tanabe dobra papeis desde a infância e participou de diversas exposições pelo país, chegando a lecionar a técnica na UMAPAZ.

SERVIÇO
Data: até 31/05
Horário: das 9h às 18h
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7
Entrada franca