Aventura Ambiental no Ibirapuera

O ser humano precisa da natureza para viver; preservá-la, portanto, é sua obrigação. Por isso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), promove regularmente o programa ‘’Aventura Ambiental’’, um instrumento de Educação Ambiental realizado no Parque Ibirapuera para sensibilizar os participantes quanto à necessidade de preservação.

O início do aprendizado acontece em uma sala ambientada com carpoteca, local destinado ao armazenamento de uma coleção dinâmica, com frutos e sementes devidamente conservados. Em seguida, a proposta é fazer uma interação com animais e apreciar o canto das aves. Só então ocorre a visita monitorada, quando crianças, adolescentes e adultos de todas as regiões da cidade podem refletir sobre como enfrentar os desafios socioambientais do cotidiano por meio da observação da natureza.

Durante o percurso, os participantes conhecem o histórico do parque e da região e são informados sobre algumas curiosidades da fauna e da flora e a inter-relação na teia alimentar do espaço. Dinâmicas interativas ajudam o público a refletir sobre a relação do homem com a natureza. Para participar, o interessado deve preencher um formulário (disponível no site) e enviá-lo por e-mail para aventuraambientalumapaz@prefeitura.sp.gov.br. O passeio acontece às terças, quartas e quintas, pela manhã (das 9h às 11h30) ou à tarde (das 14h às 16h30). O ponto de encontro é a sede da UMAPAZ (av. IV Centenário, 1268). Como a atividade é feita ao ar livre, é aconselhável o uso de tênis, protetor solar e garrafa de água.

SERVIÇO
Data: de terça a quinta
Hora: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
Local: UMAPAZ - Av. Quarto Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera