CEU Parelheiros recebe a exposição “A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”

até 20 de setembro de 2010

 

 

 

A mostra conta com 21 painéis que trazem estampadas fotos e informações que demonstram a riqueza da biodiversidade paulistana.

 

 É no mínimo peculiar a ocorrência de tantos animais silvestres (foram 700 espécies observadas pela Divisão de Fauna da SVMA) em um município tão urbanizado como São Paulo. Os maciços verdes que resistem a este processo abrigam fauna e flora muito significativas, que justificam um grande esforço no sentido de proteger cada vez mais estes locais. A exposição foi elaborada no sentido de mostrar aos paulistanos esta riqueza, para que eles nos ajudem a zelar cada vez mais por ela, unindo-se à Secretaria do Verde nos esforços por sua preservação.

 Na exposição será possível conhecer um pouco mais as ações para assegurar essa riqueza natural, tais como a criação de duas Áreas de Proteção Ambiental municipais (Capivari-Monos e Bororé-Colônia), o programa de inventariamento de fauna silvestre (foram observadas pela Divisão de Fauna da SVMA 700 espécies), a criação de novos parques, o Programa de Arborização Urbana, dentre outras ações.

 A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo. Dentre os objetivos desta mobilização estão aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a comunidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes, e a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.

 São Paulo é uma das 21 cidades do mundo que participa do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

 A Secretaria do Verde tem divulgado a biodiversidade existente em São Paulo buscando atingir estes objetivos. Foi lançada a segunda edição do Guia dos Parques Municipais, divulgada a nova listagem de fauna silvestre observada pela Divisão de Fauna, além da distribuição de pôsteres com fotos de fauna e flora.

 Outra iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade são as eleições para escolha do animal silvestre símbolo da cidade, abertas a todos os paulistanos. São 15 "candidatos", dentre eles Saruê, Bugio e João-de-barro. Para votar basta entrar no site www.prefeitura.sp.gov.br/biodiversidade  e escolher o seu preferido.

 

Conheça o catálogo da exposição

 

Serviço:

Exposição "A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade”

Data: 31 de agosto a 20 de setembro

Horário: 9h às 20h

Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira - CEU Parelheiros - SP

Informações: 5926-0510