REVELANDO SÃO PAULO 2010 ACONTECE NO PARQUE DO TROTE

10 a 19 de setembro

 

 

 

A XIV Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, projeto realizado pelo Governo de Estado e Secretaria de Estado da Cultura, acontece durante os dias 10 a 19 de setembro em um novo cenário: o Parque Vila Guilherme/Trote e o Mart Center, próximos ao metrô Carandiru.

Este ano o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que abriga o evento no Parque Vila Guilherme/Trote. Localizado na Vila Guilherme, o parque tem quase 200 mil m² de área total. Suas dependências são acessíveis a portadores de necessidades especiais, crianças e idosos. No local, durante o Revelando São Paulo, estarão reunidos mais de 300 grupos artísticos e folclóricos, 240 espaços de culinária e artesanato, rancho tropeiro e cavalhadas.

Promovendo o encontro das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, o Revelando São Paulo busca difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o país e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. Congadas, Batuques, Folias, Império do Divino, Moçambique, Cavalarias, Fandangos, Bonecões serão apresentados como uma grande vitrine que reunirá 200 municípios do Estado.

Convivendo simultaneamente com automóveis e aeronaves, ainda hoje é possível encontrar canoas, carros de bois, charretes, carroças trafegando livremente pelos campos, rios e mares, assim como cavalarias - reuniões de pessoas a cavalo que marcham junto por lazer ou devoção. Durante os dias do evento, os visitantes poderão fazer passeios nos carros de bois, charretes e conhecer cavalgadas tradicionais como, por exemplo, a centenária de Embu das Artes e Santo Amaro.

A Devoção ao Divino Espírito Santo é um dos fortes núcleos de adoração popular do Estado. No “Revelando São Paulo” vai ser representada por municípios como Freguesia do Ò, Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis, São Luiz do Paraitinga, entre outros.

O carnaval de rua, comum nas cidades do interior paulista, também fará parte da programação do evento. As ruas do entorno do parque receberão mais de 90 bonecões e cabeções e 11 blocos tradicionais das cidades participantes: Bloco Banho da Dorotéia, de Iguape; grandes bumbos, caixas, tarois e pratas no “Zé Pereira” de Atibaia e o Piro-Piracuara, um dos blocos mais antigos da cidade de São José dos Campos.

Em poucos passos os visitantes poderão conhecer os municípios, a culinária e o artesanato característico de cada local, provar os sabores das histórias dos nossos avós com broas de milhos, doces de todas as cores, frutas e cheiros, bolinhos caipiras de farinha de milho, mandioca com recheios diversos, café torrado e moído na hora, feijão tropeiro, galinhada, afogados, virados e pratos exóticos como a Comida do Lobisomem de Joanópolis, o Feijão Guandu de Piedade, a Tainha de Bom Jesus de Iguape.

Desde seu lançamento em 1997, o "Revelando São Paulo" é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

Na última edição, foram 180 municípios, 150 estandes de artesanato, 70 estandes de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis.

 

Serviço

XIV Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional

Data: 10 a 19 de setembro de 2010

Horário: 9 às 22 hrs

Local: Parque Trote/Vila Guilherme – Rua Chico Pontes, 1500

Ver programação

mais informações