Novidades no Parque Jardim da Luz: filhotes de tartarugas e frutos de cambuci

 

por Mariana Belmont

 

 Os parques da cidade de São Paulo são refúgios, lugares onde você pode se esconder da vida corrida da grande metrópole. Há diversos animais que habitam os parques, como é o caso das tartarugas no Parque Jardim da Luz no centro da cidade.

Três filhotes de tartarugas nasceram no mês passado, devido ao cruzamento dos adultos que vivem no parque. São da espécie Trachemys dorbigni, tigre-d'água nativa mata atlântica. Segundo o administrador do parque André Camilli Dias, que é biólogo, a gestação de uma tartaruga dura cerca de 2 à 4 meses, dependendo das condições climáticas, de incubação dos ovos até eclosão.

Outra novidade no parque é o pé de Cambuci que deu frutos neste mês. O fruto é ovalado, verde, com grande quantidade de polpa e tem o gosto doce-acidulado. O Cambuci (Campomanesia phaea) é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Suas sementes são quase imperceptíveis, mas foram separadas algumas para germinação.

     

Cambuci                                                     Filhote de tartaruga

 

O Parque da Luz,  antigo Jardim da Luz, é o primeiro parque público da cidade criado ainda na época do Brasil Colônia como um Horto Botânico. Em 1825 foi aberto ao público como Jardim Botânico, tornando-se o primeiro espaço público de lazer da população.