2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade

 

  

 

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo. Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são:

Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a comunidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.

Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.

Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.

Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

Nos mesmos moldes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em dezembro de 2009 na Dinamarca, haverá uma COP da Biodiversidade, marcada para outubro de 2010 na cidade japonesa de Nagoya, a fim de avaliar resultados das ações assumidas em 2002 pela Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica - órgão da ONU - para preservação da biodiversidade.

São Paulo é uma das 21 cidades do mundo que participa do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

Em 2010 algumas atividades preparatórias para a COP da biodiversidade, em Nagoya, serão promovidas pela cidade de São Paulo. A programação inclui lançamento de publicações, exposições de fotografia, publicação de lista de fauna atualizada, exposição sobre ações para salvaguardar a biodiversidade, criação de uma página específica e uma eleição para escolha do animal silvestre símbolo da cidade de São Paulo.

Acompanhe em www.prefeitura.sp.gov.br/biodiversidade