Dia Mundial da Água e 3 anos de Operação Defesa das Águas

 

 



 

 

Dia Mundial da Água e 3 anos de Operação Defesa das Águas

 

Para comemorar o dia mundial da água e 3 anos da Operação Defesa das Águas, a Prefeitura preparou uma série de atividades que vão acontecer no Parque Praia do Sol, na represa Guarapiranga, dia 20 de março, a partir das 9h. O evento conta com a participação da Guarda Civil Ambiental, Polícia Ambiental e o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

 

Atividades de educação ambiental, clínica de futvolei, oficinas com pets, oficina de nós de marinheiro, passeio ciclístico, aulas de dança, aeróbica, capoeira, orientação de saúde, ações preventivas contra o mosquito da dengue e exposição de materiais apreendidos pela Guarda Ambiental durante as ocorrências de crimes farão parte da programação. Além disso, será feito plantio de 50 árvores e a distribuição do folder da Operação com as principais ações durante os três anos do programa.

 

Ainda como parte da programação, a represa receberá o Guarapiranga Radical, evento que reúne competições de quatro modalidades aquáticas: campeonato paulista de wakeboard, rafting, desafio de paddle que acontece das 10h às 17h. No dia 21, domingo, acontece a terceira travessia a nado que parte do clube Eletropaulo com mais de mil atletas inscritos.

 

Além do aniversário da Operação, a Guarda Ambiental comemora 3 anos de criação.

 

A Operação Defesa das Águas foi criada em 2007 pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado, com a finalidade de impedir novas invasões nas áreas de mananciais e matas, além de recuperar e proteger estas regiões, reurbanizar e transferir para locais seguros as pessoas que ocupam Áreas de Proteção Permanente e áreas de risco. Iniciada pela Zona Sul, concentrando-se inicialmente na região das represas Billings e Guarapiranga, a Operação se estendeu à zona norte, buscando proteger a biodiversidade da Cantareira, e chegou ainda à zona leste, na várzea do Rio Tietê, somando 68 perímetros em observação, 62 milhões de m².

 

Uma das estratégias da Operação Defesa das Águas é a implantação de parques na orla da Represa Guarapiranga, ampliando as opções de lazer para a população local e evitando novas ocupações da região.

A revitalização da chamada “praia de São Paulo” inclui a criação de seis parques, cobrindo toda a área ainda não ocupada do entorno da represa. A Prefeitura promoveu desapropriações e demoliu os muros ao longo da Av. Robert Kennedy, de onde já é possível visualizar grandes trechos da represa.

 

O Parque Barragem, uma das áreas revitalizadas na orla da represa, conta com 26 pontos de luz de energia solar. Esses pontos possuem controle computadorizado para se auto desligar em horários programados. Atualmente as luzes são apagadas às 23h. O Objetivo é garantir que a iluminação noturna interfira o mínimo possível com a fauna local. Os postes são móveis e eventualmente podem ser remanejados para iluminação de áreas específicas dentro do parque. As luzes são de LED e mais duráveis do que as lâmpadas a vapor de sódio ou mercúrio e uma vez instaladas eliminam os custos de energia elétrica para iluminação externa.

 

 

Confira a programação completa dos dias 20 e 21 de março:

 

Dia 20 de março - 9h às 14h

 Educação Ambiental

 Atividades Esportivas

 Testes de glicemia (medição do nível de açúcar no sangue)

 Vigilância em saúde: orientação sobre o mosquito da dengue

 Informações e exposição de materiais apreendidos em crimes ambientais

 Oficina de "Nós de marinheiros”

 Oficina de pluviômetro com garrafa pet

 Aulas de dança, aeróbica, e capoeira

 Clínica de Futvolei

 10h - Saída do Passeio Ciclístico

Local: Parque da Barragem - Av. Robert Kennedy, altura do nº 1000

Roteiro: saída do parque Barragem – av. Robert Kennedy - ruas do bairro Veleiros - Parque Praia do Sol – retorno ao parque Barragem

 

Dia 21 de março - 11h

3ª Travessia Guarapiranga

Local: ADC Eletropaulo – Rua Peixe Vivo, 155 - Interlagos

Informações: 9998-4629 / 5515-2992/ 5894.4912

 

  

Serviço
Dia Mundial da Água e 3 anos de Operação Defesa das Águas

Data: 20 de março

Horário: 9h às 14h

Endereço: Parque Praia do Sol, acesso pela Av. Robert Kennedy, altura do nº 3.500.