Novo Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia toma posse

 A importância da preservação das Unidades de Conservação, bem como da biodiversidade de São Paulo foram o enfoque da cerimônia de posse do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, realizada na última sábado (14), no CEU- Parelheiros.

Na abertura da cerimônia, promovida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o diretor de Unidade de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário (Depave 8), Francisco de Assis Galindo, destacou que: “as APAS são verdadeiros patrimônios ambientais e a preservação dessas áreas verdes é fundamental para a vida moderna.”

Já o Gestor da Bororé-Colônia, Diego Lustre, ressaltou que a administração de uma APA tem que ser feita de forma coletiva, participativa e democrática. Em seguida, foram empossados 38 conselheiros, sendo 14 da sociedade civil e 24 do poder público, designados para um mandato de dois anos.

Criada em maio de 2006, a APA Bororé- Colônia tem o objetivo de promover a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região e, por consequência, contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores do seu entorno.

Com uma área de aproximadamente 90Km², a Bororé-Colônia possui nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as Bacias Guarapiranga e Billings, que abastecem cerca de 30% da região Metropolitana de São Paulo.

Uma das conselheiras eleitas pela sociedade civil, Valéria Maria Macoratti, afirma que “representar a APA Bororé- Colônia será uma grande oportunidade para debater questões pertinentes para a preservação da biodiversidade da região de Parelheiros e, também, demonstrar o trabalho de transformação da agricultura convencional para a orgânica.”

A primeira reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia está agendada para 24 de setembro, na Subprefeitura de Capela do Socorro.