Perguntas Frequentes

Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pelo órgão.

Caso queira conhecer mais sobre pedidos de informação que foram feitos à Prefeitura, você pode também consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic). Acesse aqui.

  •  Como faço para obter o reembolso da Inspeção veicular de 2013?


Basta entrar em contato nos telefones 5187-0183 ou 5187-0184, com o nome completo do dono do veículo na época da inspeção e número do RENAVAM. Também é possível obter essas informações diretamente no site da SVMA para tratar do assunto.


  • Gostaria de assistir uma sessão nos Planetários ds Cidade (Carmo e Ibirapuera) Quais os horários e como conseguir um ingresso?


Os horários de funcionamento e programação completa dos Planetários podem ser conferidos aqui, assim como o conteúdo de todas as sessões destinadas ao público em geral.

A entrada é franca e a senha deve ser retirada com uma hora de antecedência de cada sessão. Lembramos que a indicação mínima de idade é de 5 (cinco) anos.

O agendamento para as sessões escolares é realizado nos meses letivos (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro), nos seguintes horários 9h, 10h30, 14h e 15h30. Ele pode ser feito por telefone: 5575-5425 (Ibirapuera) e 2522-4669 (Carmo).

ENDEREÇOS
Planetário Prof. Aristóteles Orsini / Ibirapuera
Planetário do Ibirapuera.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera - CEP: 04094-050 - telefone: 5575-5425
Estacionamento: sistema Zona Azul - portão 3

Planetário Prof. Acácio Riberi / Parque do Carmo
Rua John Speers, 137 – Itaquera – telefone 2522-4669
Estacionamento: livre, dentro dos bolsões do Parque.

 

  • Encontrei um animal silvestre. Como faço para entregar no órgão competente?


A Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente está preparada para o atendimento das diversas espécies de animais silvestres que vivem na cidade de São Paulo. Este serviço é prestado por técnicos especializados nas dependências do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), sediado dentro do Parque Anhanguera.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, por favor entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo telefone: 3885-6669. Esse contato preliminar é importante para você obter informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, qual a melhor forma de transportá-lo ou se será necessário solicitar uma viatura para o serviço de resgate, prestado pela GCM Ambiental.

 

  •  Como faço para solicitar uma muda de árvore?

 

Todo munícipe tem direito de solicitar até 5 (cinco) mudas de árvores. O fornecimento é feito pelos Viveiros Municipais, desde que o solicitante resida no município, seja o proprietário do imóvel e forneça dados específicos do local de plantio, como fotos, desenhos e a metragem total livre. Os documentos requeridos são o IPTU e um documento com foto; quem mora em condomínio precisa apresentar também a ata de eleição do síndico e uma carta dele concordando com a solicitação. O interessado assinará um termo de responsabilidade e retirará a muda das 8h às 15h, de segunda a sexta, trazendo veículo que comporte o tamanho da muda (aproximadamente 3 m de altura).


O serviço é gratuito e a retirada é feita sempre pelo titular diretamente em um dos Viveiros municipais:
Viveiro Manequinho Lopes: (Viveiro do Ibirapuera) Avenida Quarto centenário, s/nº - Portão 7 -A, Parque do Ibirapuera.

Viveiro Harry Blossfeld (Viveiro de Cotia): Rua Mesopotâmia, s/n - Rodovia Raposo Tavares, km 25 | Parque Cemucam.

Viveiro Arthur Etzel (Viveiro do Carmo): Av. Afonso de Sampaio Souza, 951 | Parque do Carmo.
Acesse o espaço dos viveiros e obtenha mais informações a respeito.

Acesse o espaço dos viveiros e obtenha mais informações a respeito.