Prefeitura assina Acordo de Cooperação para implantação do Boulevard do Rádio na Avenida Paulista

Acordo com o SESC São Paulo e a Fundação Itaú/Itaú Cultural permitirá a criação de um novo espaço de convivência aberto ao público na cidade; projeto será 100% arcado pelas instituições


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Subprefeitura Vila Mariana, e com acompanhamento da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), assinou nesta quarta-feira (31) um Acordo de Cooperação com o SESC São Paulo e a Fundação Itaú/Itaú Cultural para a obra de requalificação da Rua Leôncio de Carvalho, que será denominada de Boulevard do Rádio. O objetivo é viabilizar um espaço de convivência, lazer e cultura de uso público 24 horas por dia no trecho da via entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos. O projeto será totalmente custeado pelas instituições.

A execução da obra tem previsão de 180 dias e será acompanhada pela Subprefeitura Vila Mariana. O projeto trará melhorias para vias públicas locais, com nova pavimentação, mobiliário urbano e paisagismo. Esse novo espaço da cidade poderá receber atividades culturais, obrigatoriamente gratuitas à população. Todos os eventos necessitarão de prévia aprovação do Município, além de respeitarem todos os parâmetros de incomodidade de emissão de ruídos, conforme a legislação vigente.

Durante a assinatura, o secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho, destacou a importância da iniciativa. “É um momento de muita alegria para São Paulo. Esse projeto pode se tornar um exemplo para outras regiões da cidade. É compromisso da atual gestão recuperar pessoas e também os espaços públicos.”

Também presente no ato, o subprefeito da Vila Mariana, Luis Felipe Miyabara, ressaltou a relevância da parceria. “Graças ao trabalho conjunto conseguimos chegar a esse dia. Será devolvido à cidade um espaço público de qualidade para convivência", disse ele.

Os representantes do SESC São Paulo e da Fundação Itaú/Itaú Cultural comemoraram a formalização do acordo e falaram sobre os benefícios que o novo boulevard trará à população.

“A Paulista sempre se antecipa ao que São Paulo deseja. Esteve à frente para receber o universo rural, depois as indústrias, os serviços e posteriormente o conhecimento e a cultura. Essa parceria tem um profundo espírito público que pode inspirar essa cidade acolhedora que todos queremos”, reiterou o presidente da Fundação Itaú/Itaú Cultural, Eduardo Saron.

“Temos total interesse em colaborar com a cidade. É uma medida de interesse público que vai trazer benefícios para a população do entorno ou que se apropria da Avenida Paulista nos fins de semana. Que ela sirva de exemplo para outras instituições”, comentou o diretor do SESC São Paulo, Danilo Miranda.

Cabe destacar que as calçadas de ambos os trechos serão requalificadas com piso do mesmo padrão da Avenida Paulista. O piso da rua será nivelado aos das calçadas, suprimindo guias e sarjetas, e receberá um novo sistema de microdrenagem. Também é previsto novo paisagismo ao longo da via, com árvores e arbustos rasteiros.

Ao longo de cinco anos, as instituições da iniciativa privada ficarão responsáveis pela manutenção do espaço. Este período pode ser prorrogado por igual período, caso seja de interesse mútuo.

Para viabilizar as intervenções urbanísticas previstas no Acordo de Cooperação, o Município, por meio de um conjunto de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, concluiu, neste ano, melhorias no trecho da Rua Leôncio de Carvalho que receberá a intervenção. Houve a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED pela PPP da Iluminação e o enterramento das redes de telecomunicação pelo Programa São Paulo Sem Fio.

 

Representantes da Prefeitura, SESC São Paulo e Fundação Itaú/Itaú Cultural se reuniram para celebrar Acordo de Cooperação

Foto: SMUL/ASCOM

 

 

100 anos do Rádio

A região da Avenida Paulista tem ampla concentração de rádios. Por essa razão, foi escolhida a denominação Boulevard do Rádio, que também é uma homenagem da Prefeitura de São Paulo aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil.

 

Histórico

O Edital de Chamamento Público teve como origem uma Manifestação de Interesse Social (MIS) apresentada à Prefeitura por uma associação privada. O documento foi consolidado após contribuições da sociedade civil durante audiência pública realizada em março de 2022, no Edifício Martinelli.

A primeira versão do edital foi publicada em 21 de maio daquele ano, mas o certame restou deserto. Diante disso, foi elaborado um novo edital com um novo cronograma, publicado em setembro de 2022.

As instituições SESC e Fundação Itaú/Itaú Cultural foram selecionadas pelo edital de chamamento público CPB/003/2022 para celebrar o acordo de cooperação. Em 25 de maio de 2023, o chamamento público foi homologado, permitindo a assinatura do Acordo de Cooperação realizada nesta quarta.

 

Obra de requalificação foi elogiada por todos os presentes

Foto: SMUL/ASCOM