Retrospectiva PDE: Transparência e acessibilidade pautaram trabalho durante a Revisão Intermediária

Município desenvolveu site exclusivo para levar informações à população sobre o Plano Diretor

Reuniões transmitidas on-line, conteúdo acessível para pessoas com deficiência e site desenvolvido exclusivamente para informar sobre a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). O compromisso com um debate amplo, democrático e transparente norteou desde o início, em 2021, as ações da Prefeitura de São Paulo no processo revisional do PDE.

Durante dois anos, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) realizou um trabalho contínuo de sistematização e divulgação de informações e dados para que os munícipes pudessem consultar e se apropriar do debate sobre os ajustes do Plano Diretor. Esse material pode ser encontrado no site Plano Diretor SP, desenvolvido pela secretaria especialmente para a Revisão. Em tempo real, a população teve um canal para se informar sobre agenda de reuniões, relatórios, apresentações, listas de presença e vídeos dos encontros realizados, entre outros.

Clique aqui para consultar os documentos no Site do Plano Diretor SP.

Outro compromisso assumido pelo Município durante o processo revisional foi a promoção de um processo participativo que desse conta da diversidade populacional de uma cidade como São Paulo. A secretaria desenvolveu um intenso trabalho de adaptação de seus conteúdos, principalmente digitais, para que qualquer documento ou arquivo estivesse de acordo com os critérios de acessibilidade para incluir a participação de pessoas com deficiência visual, pessoas surdas, pessoas idosas e pessoas com autismo.

A SMUL, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, criou tutoriais de acessibilidade para reuniões virtuais, adaptou suas plataformas e redes sociais para terem à disposição textos alternativos e ainda contou com a presença remota de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todo evento para interpretação simultânea dos diálogos e discussões. O site Plano Diretor SP tem o apoio de um assistente virtual que realiza a interpretação da Libras através de uma tecnologia de inteligência artificial para acessibilidade digital.

 

Divulgação

Para dar ainda mais transparência e ampliar o alcance de todas as atividades do processo de participação social, o site Plano Diretor SP disponibiliza um ambiente destinado às notícias divulgadas pela Prefeitura sobre a Revisão Intermediária. No local, os munícipes podem encontrar cerca de 80 conteúdos, entre matérias e releases enviados à imprensa, que contribuíram para a divulgação dos eventos relacionados à Revisão em rádios, emissoras de televisão, portais de notícias e jornais impressos.