PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura publica Minuta Prévia de Projeto de Lei da Revisão Intermediária do Plano Diretor

Proposta foi elaborada após sistematização das contribuições recebidas em fases anteriores do processo participativo; população poderá fazer considerações on-line sobre a minuta até o dia 17 de fevereiro

13/01/2023 09h56

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), publicou, nesta sexta-feira (13), a Minuta Prévia do Projeto de Lei da Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). Para a elaboração da proposta, colocada agora para nova rodada de debate com a sociedade civil, o Município sistematizou as contribuições recebidas em todas as fases do processo participativo da Revisão. A população poderá contribuir com a minuta, de forma on-line, até o dia 17 de fevereiro.

A apresentação da Minuta insere-se na Etapa 3 da Revisão do PDE. Além do texto, a Prefeitura também disponibiliza nesta fase os documentos resultantes do processo participativo da Etapa 2. São eles: Sistematização das propostas recebidas, Quadro de respostas com a devolutivas das contribuições recebidas e Relatórios Temáticos da Etapa 2.

A Minuta ficará aberta para contribuição da sociedade por 36 dias, de 13 de janeiro a 17 de fevereiro. A população poderá participar por meio da plataforma Participe+ ou através do Formulário on-line, ambos acessíveis diretamente pelo site do Plano Diretor SP. Nesta etapa, o munícipe poderá fazer considerações sobre o texto, "manter" ou "revisar" cada um dos artigos da Minuta, assim como inserir proposta de novo artigo.

Durante a Etapa 3, a Prefeitura também realizará nova agenda de debate com os órgãos colegiados do poder público e audiências públicas com a população. O calendário com todas as atividades será disponibilizado no site do Plano Diretor SP.

A ampliação da participação da sociedade civil na Revisão do PDE foi viabilizada pela sanção da Lei 17.864/2022, que prorrogou o prazo de conclusão da Revisão até 31 de março de 2023. Antes, o prazo para entrega do Projeto de Lei ao Legislativo era 31 de dezembro de 2022.

 


Como contribuir para a Minuta de Projeto de Lei?

A população poderá participar através da plataforma Participe+ ou Formulário on-line:


Participe+

Para participar da Consulta Pública on-line via Participe+, acesse este link. É necessário ter cadastro na plataforma.

Para criar uma conta pessoal, clique neste link e preencha as informações solicitadas. Em seguida, acesse a caixa de entrada do e-mail que você informou para confirmar a criação da sua conta. Por fim, insira seu nome de usuário e senha para acessar o sistema e digite seus dados pessoais em “Minha Conta”. Pronto, você já pode enviar suas contribuições para a Consulta.

Caso você represente uma organização ou coletivo, acesse este link. O procedimento é semelhante à criação de uma conta pessoal. Ao final do processo, você estará apto a participar da Consulta Pública do PDE e de demais processos participativos pela plataforma Participe+.

 

Formulário on-line

Para contribuir para a versão prévia da Minuta de Projeto de Lei via Formulário on-line, não é necessário realizar cadastro prévio. Basta acessar este link e fazer suas considerações.

 


Processo Participativo

A Revisão Intermediária do Plano Diretor 2014-2029 estrutura-se em três etapas: Etapa 1, Etapa 2 e Etapa 3.

A Etapa 1 foi o período em que o Município apresentou à sociedade civil o Diagnóstico da Aplicação do Plano Diretor Estratégico (PDE) para, em conjunto com a população, identificar os limites da Revisão e seus temas prioritários.

Já na Etapa 2 o Município recebeu propostas da sociedade civil para subsidiar eventuais ajustes no Plano Diretor, orientados pelo escopo da Revisão definido na etapa anterior. Na Etapa 2 foi aberta à população a 2° Consulta Pública para recebimento de propostas. Todas as contribuições entregues ao Município foram sistematizadas e consideradas para a elaboração da Minuta Prévia de Projeto de Lei (Etapa 3).

Na Etapa 3 o Município apresenta a Minuta com propostas de ajustes do Plano Diretor. Também é aberta à população a 3ª Consulta Pública para que a sociedade civil inclua suas contribuições na Minuta Prévia de Projeto de Lei.

 


Por que revisar o Plano Diretor?

Como toda política de longo prazo, a de desenvolvimento urbano, regulada pelo Plano Diretor, prevê o alcance dos objetivos previstos até 2029, com base nos mecanismos e instrumentos instituídos para o planejamento e desenvolvimento da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual desde o início de sua vigência. Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação aos Objetivos e Diretrizes da Política de Desenvolvimento Urbano estabelecida. A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo.