Prefeitura de São Paulo atualiza imagens do mapa digital da cidade

Mapeamento aéreo permite verificar utilização do solo e construções na capital paulista

A Prefeitura de São Paulo, por iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda e, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), disponibiliza ao público a partir desta quarta-feira, 23 de novembro, no portal GeoSampa (http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/), novas imagens ortorretificadas da capital paulista. O novo mapeamento fotográfico do município foi realizado em 2020, com perfilamento laser que detalha em 3D todo o relevo e construções de São Paulo. São 1.544 km² de mapeamento fotográfico aéreo e perfilamento Laser, com imagens com precisão de até 10 cm, atualizando o levantamento anterior realizado em 2017.

O perfilamento Laser gera modelos digitais tridimensionais das construções da cidade. A aeronave responsável pelo mapeamento da área emite um sinal laser que mapeia mais de dez pontos por metro quadrado, gerando dados sobre altura, latitude e longitude. Essa tecnologia permite o dimensionamento preciso do volume das construções em São Paulo.

O novo Mapa Digital garante maior agilidade e precisão na obtenção de informações dos imóveis da cidade de São Paulo, gerando dados georreferenciados que podem ser utilizados pelas diferentes secretarias municipais para melhorar o desempenho de suas atividades.

Outro exemplo é a utilização das informações pela Secretaria Municipal da Fazenda para a verificação de inconsistências nas áreas construídas de imóveis.


IPTU

O detalhamento das construções de São Paulo permite uma atualização mais precisa do cadastro do IPTU, identificando inconsistências entre os dados de lançamento do tributo e a situação concreta dos imóveis da cidade – como no caso de imóveis com área construída maior do que a declarada. Isso garante maior justiça tributária aos contribuintes de São Paulo, combatendo irregularidades e sonegação.

É obrigação do contribuinte (proprietário, possuidor do imóvel ou titular do domínio útil de imóvel) declarar os dados de seu imóvel, seja para promover sua inscrição (inclusão de novos imóveis) ou atualização no Cadastro Imobiliário Fiscal. A atualização pode ser feita no endereço http://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.

 

Como acessar?

Para visualizar as imagens de 2020, acesse o portal GeoSampa e depois ative a camada "Ortofoto 2020 - PMSP RGB" no menu de Controle de Camadas localizado a direita da tela.

 

Geosampa

O GeoSampa é o portal de mapas oficial da Cidade de São Paulo e reflete a infraestrutura municipal de dados geográficos da capital. A plataforma traz mais de 340 camadas de informação, tais como fotos aéreas, equipamentos públicos, rede de transporte, sistema viário, dados ambientais, zoneamento, patrimônio histórico entre outras. Trata-se da maior coletânea de dados geoespaciais sobre a cidade.