Toyo Matsuri: CPPU aprova comunicação visual do tradicional festival oriental

O festival será realizado de 01 de dezembro a 25 de janeiro de 2023

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), aprovou, na última quarta-feira (09/11), a comunicação visual da edição 52 do Festival Toyo Matsuri em despacho publicado no Diário Oficial do Município. Para acessar o documento, clique aqui.

O projeto visual do festival, que é de caráter temporário, é de responsabilidade da Associação Cultural Assistencial da Liberdade e coube a CPPU analisar de maneira detalhada todos os elementos que irão compor a ornamentação do evento, que será realizado entre 01 de dezembro de 2022 e 25 de janeiro de 2023, no entorno da Praça da Liberdade.

A estética e os elementos da cultura japonesa estarão demarcados em toda decoração que irão compor as vias públicas selecionadas. No total, quatro ruas da região receberão intervenções paisagísticas. São elas: Rua dos Estudantes, Rua Galvão Bueno, Rua da Glória e Rua Américo de Campos.

Dessa maneira, o projeto prevê a instalação de bandeiras tradicionais orientais que terão desenhos culturais e educacionais.

O tamanho das bandeiras será de 2,70m de altura por 70cm de largura e serão acopladas em mastros de ferro com 6 metros de comprimento. Essas estruturas serão montadas em 30 buracos já existentes e fora da calçada livre para não impedir o deslocamento dos pedestres.

Pela primeira vez em mais de 50 anos de tradição do festival, 200 postes de iluminação pública do entorno também receberão a mesma decoração que será aplicada nos mastros.

O intuito da organização do evento é ornamentar o bairro para as festas natalinas e de final de ano, além das celebrações do Dia do Bairro da Liberdade (4 de dezembro) e do aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro).

CPPU

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a CPPU, acesse o site.