Aberta Consulta Pública online para ouvir a população sobre proposta de PIU para o entorno do Terminal Barra Funda

População tem até o dia 31 de outubro para contribuir e ajudar o Munícipio a avaliar a importância de mudanças urbanísticas para a região

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo, nesta quarta-feira (05), no site Participe+, abriu Consulta Pública online para ouvir a população sobre o desenvolvimento de estudo urbanístico para a área do entorno do Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, situado na zona oeste da cidade. Clique aqui para participar.

O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda tem sua origem em uma Manifestação de Interesse Privado (MIP), apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No site Participe+, os interessados podem consultar o Diagnóstico e o Programa de Interesse Público para o local e fazerem suas contribuições até 31 de outubro.

A divulgação deste conteúdo busca expor em qual contexto urbano o projeto se insere e quais intervenções se pretende implantar. Entre as medidas propostas para a região estão a melhoria da acessibilidade, dinamização e qualificação de ruas e espaços públicos, implantação de ciclovias e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores.

A participação social é fundamental para ajudar a Prefeitura a avaliar a pertinência da proposta e tomar decisão quanto ao prosseguimento do estudo para a região.

O Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, inaugurado em 1988, é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Localizado no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), o equipamento tem potencial para assumir o protagonismo como indutor do desenvolvimento urbano na região.

Atualmente, o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 da CPTM, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e serviços de ônibus rodoviários. Nos próximos anos, está prevista a chegada de mais duas linhas da CPTM e do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas.

Com estes novos serviços, a expectativa é de que o local registre um fluxo de 180 mil usuários por dia. Essa questão, associada à característica da região, marcada por áreas originárias de antiga ocupação industrial em processo de transformação, demonstra a necessidade de reestruturação urbana do entorno para se adequar a essa nova realidade.

A proposição de um PIU para a região do Terminal é alinhada à estratégia urbanística do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), por meio do aproveitamento das áreas operacionais subutilizadas do próprio equipamento e o adensamento construtivo de seu entorno.