Revisão do Plano Diretor SP: Prefeitura realiza oficina com indígenas guaranis do Território Jaraguá

A proteção das Florestas foi um dos destaques do encontro realizado na Aldeia Yvy Porã

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), realizou, na última terça-feira (06), mais uma oficina para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). Dessa vez, o local do encontro foi a Aldeia Yvy Porã, localizada no Território Indígena do Jaraguá.

 

A atividade, que teve a articulação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), contou com a presença de lideranças do povo guarani e de representantes do Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

 

A conversa foi realizada na Casa de Reza, um local sagrado para os povos originários, e iniciou com a fala de abertura de Márcio Mendonça Boggarim, caçique da aldeia. “Gostaria de desejar boas-vindas para todos vocês que estão aqui hoje. É muito importante ouvir os povos originários e sua visão de mundo. Nós, enquanto indígenas, temos o conhecimento de como viver com a natureza e com os animais e, quando falamos em desenvolvimento, precisamos pensar na proteção desse espaço. Então é muito importante discutir esse assunto, principalmente para termos um desenvolvimento sem agredir a natureza e os rios”, disse.

 

Em seguida, a equipe da Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURB) da SMUL apresentou os principais pontos do Diagnóstico da Aplicação do Plano Diretor para a região do Jaraguá, onde estão situadas seis aldeias indígenas.

 

Essa foi a segunda oficina do PDE realizada em um território indígena. A equipe técnica da SMUL visitou no dia 29 de agosto a Aldeia Krukutu, em Parelheiros, extremo sul de São Paulo. Para saber mais, clique aqui.

 

Confira as agendas realizadas até agora no âmbito da Revisão Intermediária no site do Plano Diretor SP.