Revisão do Plano Diretor SP: Prefeitura realiza oficina com indígenas guaranis de Parelheiros, no extremo sul

População foi convidada a indicar os principais problemas da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), realizou, nesta sexta-feira (26), uma oficina para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) na Aldeia Krukutu, em Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

O encontro contou com a participação dos moradores e diversas lideranças de aldeias do Território Indígena Tenonde Porã e foi articulado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Ele integra a agenda do processo participativo da Revisão do PDE.

As atividades foram realizadas na Opy (casa de reza), espaço onde são realizadas todas as atividades religiosas da aldeia, como funerais, rituais de cura, entre outras. Após a apresentação de todos ali presentes, a coordenadora de Participação Social da Revisão, Patrícia Saran, destacou a importância do encontro.

“Agradeço por nos receberem. Estamos em uma etapa importante do processo participativo para revisão do Plano Diretor e contamos com a ajuda de vocês para indicarem quais são os principais problemas que enxergam na cidade”, afirmou.

Em seguida, a Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURB) da SMUL apresentou os principais pontos da Revisão do PDE e resultados do Diagnóstico da Aplicação do Plano Diretor para a subprefeitura de Parelheiros, território onde as aldeias estão situadas. Os indígenas foram convidados, então, a apontarem suas principais preocupações para São Paulo.

“Toda a estrutura da cidade que vocês conhecem só é mantida com a preservação do meio ambiente. Somos uma comunidade que leva isso muito a sério e vamos seguir defendendo nossos espaços”, afirmou a liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, Jerá Guarani.

Confira o calendário completo de agendas no site do Plano Diretor SP