Plano de requalificação urbana do Parque Dom Pedro II é apresentado na CMPU

Proposta tem o objetivo de atender pendências históricas da região como a escassez de áreas verdes, circulação inadequada de pedestres, deterioração do patrimônio histórico, baixa sensação de segurança

O plano de requalificação do Parque Dom Pedro II foi apresentado nesta quinta-feira, 18, durante reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). A apresentação foi transmita ao vivo no canal da SMUL no youtube. Clique aqui para assistir.

O projeto visa atender pendências históricas da região como a escassez de áreas verdes, circulação inadequada de pedestres, dificuldade na integração entre o Centro Histórico e o Brás, enchentes, deterioração do patrimônio histórico e baixa sensação de segurança.

A proposta também abrange a modernização do Terminal de Ônibus Parque Dom Pedro II, que receberá em sua cobertura uma praça panorâmica com lojas e restaurantes.

Além disso, o Município pretende realizar melhoramentos viários para a organização do trânsito, alternativas de drenagem, a recuperação de praças existentes, além do restauro do Quartel do 2º Batalhão de Guardas, que se encontra sem utilização.

 

O histórico 

A retomada do Plano Urbanístico para a Requalificação do Parque Dom Pedro II pela Prefeitura de São Paulo foi iniciada em janeiro de 2022, a partir dos esforços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) e da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP).

Em julho de 2022, a Prefeitura de São Paulo colocou em consulta pública o edital de Parceria Pública Privada (PPP) dos Terminais do Bloco Leste, que trará um projeto inovador para a área do atual Parque Dom Pedro II. 

A base para essa retomada está na proposta desenvolvida em 2011 pela antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), atual Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Tendo em vista a grande importância do Parque Dom Pedro II no contexto de diversos programas para a região central, a coordenação das ações e do projeto passou a ser realizada também pela SMUL e SP Urbanismo, em parceria com SIURB e SP Obras.

A partir do trabalho em elaboração por estas pastas, a Secretaria de Governo Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, construiu uma proposta para adequá-lo à PPP dos Terminais do Bloco Leste.

Para saber mais detalhes sobre o plano de requalificação do Parque Dom Pedro II, clique aqui.