CPPU aprova Plano de Comunicação Visual para o Vale do Anhangabaú

Com nova identidade visual, espaço público receberá diversas estruturas para a divulgação, 24 horas por dia, da programação das atividades gratuitas previstas

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), aprovou um Plano de Comunicação Visual para o Vale do Anhangabaú chamado de “NOVO ANHANGABAÚ – O VALE DA GENTE”.

O projeto foi apresentado pela concessionária do espaço Viva o Vale. Ele consiste em aplicar uma nova identidade visual ao espaço e suas futuras estruturas, como painéis fixos e de LED com a programação das atividades culturais a serem desenvolvidas, contêineres (como bicicletários), totens de sinalização e palcos. Decks para descanso, estações de locação de equipamentos (skate, patins, etc), chapelaria (atividades físicas de dança, esportes) e pontos de hidratação são outros equipamentos previstos.

As estruturas deverão operar continuamente, 24 horas por dia, 7 dias da semana, apresentando a programação das atividades culturais gratuitas previstas para o espaço.

Para a deliberação nesta quarta-feira, a CPPU considerou que os mobiliários, compatíveis com a escala humana, não prejudicam a paisagem urbana.

A Comissão autorizou que as estruturas exibam marcas de parceiros, apoiadores e patrocinadores. No entanto, elas poderão ocupar somente 30% do espaço ou tempo (no caso dos painéis de LED, que irão alternar o conteúdo durante todo o dia). Os 70% restantes deverão ser usados para divulgar informações de interesse aos usuários do espaço.

A decisão da CPPU está de acordo com a Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/2006), que autoriza a exposição de logos em elementos de comunicação visual resultados de termos de cooperação ou parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

A instalação de banners nos postes de iluminação do Anhangabaú também recebeu aval da CPPU. Eles terão funções decorativas, alusivos a eventos ou datas comemorativas ou que indiquem locais de interesse no entorno imediato do espaço, como Viaduto do Chá, Correios, Farol Santander, Shopping Light, Galeria Prestes Maia, Rua Formosa, Rua São Bento e Praça Ramos de Azevedo. Não é permitida a inserção de publicidade nessas peças.

A aprovação da CPPU não dispensa a empresa concessionária a obter demais aprovações necessárias, em especial, dos órgãos de defesa de patrimônio histórico.

 

 Projeto de comunicado visual apresentado à CPPU – Fonte: Viva o Vale

 

 

CPPU

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a CPPU, acesse o site.