CPPU aprova “Jaguar Parade”, exposição de 70 esculturas de onças-pintadas em ruas e parques da cidade

Objetivo é sensibilizar a população sobre a fauna, flora e causas brasileiras; obras de arte serão leiloadas e valor destinado para preservação da espécie

Nesta quarta-feira (15), a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), autorizou a instalação temporária de 70 esculturas de onças-pintadas na cidade. Elas fazem parte da exposição “Jaguar Parade”, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a fauna, flora e causas brasileiras e arrecadar recursos para preservação da espécie. As obras serão exibidas entre os dias 16 de junho e 15 de julho em diversos parques e ruas de São Paulo.


Após esse período, as onças serão expostas nas ruas de Nova Iorque, próximas de locais históricos, como a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), World Trade Center e The High Line. Ao final do período da exposição, as esculturas serão leiloadas. Todo o valor arrecadado será destinado à ONG Onçafari para conservação da onça-pintada e seu ecossistema.


Cada escultura é uma obra de arte única. Elas serão customizadas por diversos artistas, como Kobra, Antonio Peticov, Inos Corradin, Renato Gave, Bruno Badaró, Bingo Ribeiro, Negritto, Tânia Turcato e Rita Caruzzo.


Em São Paulo, as esculturas estarão distribuídas pelo território, ao menos uma por subprefeitura. De acordo com o parecer da CPPU, elas não poderão bloquear, obstruir ou dificultar o acesso de veículos, o livre acesso e circulação de pedestres (em especial das pessoas com deficiência) ou a visibilidade dos pedestres e motoristas na confluência das vias.


Esta será a segunda edição da Jaguar Parade em São Paulo. O primeiro evento aconteceu entre outubro e novembro de 2019.

A CPPU atua como guardiã da Lei Cidade Limpa. Ela é um colegiado composto por 16 representantes da sociedade civil e do poder público e delibera sobre intervenções na paisagem urbana da cidade de São Paulo.