Prefeitura abre Consulta Pública online para a Revisão Intermediária do Plano Diretor

Objetivo é apresentar o Diagnóstico da Aplicação do PDE, identificar os limites da Revisão e seus temas prioritários e receber contribuições para o documento; população tem até o dia 5 de junho para participar

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informa que as reuniões previstas no âmbito da Revisão Intermediária do Plano Diretor estão temporariamente suspensas em virtude de concessão de medida liminar pela Justiça.

 

Banner rosa escrito 1ª Consulta Pública 2022, Contribua para a Revisão do Plano Diretor SP. Tarja escrito SUSPENSO. Banner azul escrito Participe!, participemais.prefeitura.sp.gov.br. Logos Plano Diretor SP e da SMUL no rodapé.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), lançou, nesta segunda-feira (25), no Participe+, Consulta Pública online para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). O objetivo é identificar os limites da Revisão e seus temas prioritários, além de colher contribuições da população para a Revisão. A consulta ficará aberta até o dia 5 de junho. Clique aqui para participar

Esta Consulta Pública por meio do site Participe+ faz parte da Etapa 1 do processo participativo de debate com a população para a Revisão do PDE. Outras duas fases estão programadas para acontecer por meio da plataforma: recepção de propostas para a Revisão Intermediária do Plano e publicação de minuta de alteração da lei do PDE. 

A partir de 25 de abril e por um período de 41 dias, a consulta eletrônica terá como base o Diagnóstico da Aplicação do Plano Diretor, divulgado no último dia 14 pela Prefeitura. Um questionário, elaborado pela equipe técnica da SMUL, tratará sobre temas relevantes à Revisão. O Diagnóstico, na íntegra, pode ser consultado no próprio Participe+, além dos sites Plano Diretor SP e Gestão Urbana

O Diagnóstico é um estudo técnico produzido pela Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURB) que apresenta os avanços obtidos pelo PDE no período de 2014 a 2021, os pontos que merecem ser revistos e propostas de estudos para aperfeiçoar a aplicação da lei. Clique aqui para acessá-lo 

O documento subsidiará o processo de escuta qualificada à população durante a Etapa 1 do Processo Participativo da Revisão Intermediária do Plano Diretor em 2022. Além da Consulta Pública, outras atividades estão previstas nesta fase, como 32 Oficinas Presenciais em toda a cidade (uma por subprefeitura), 9 Audiências Temáticas Noturnas virtuais e 3 Reuniões Vespertinas virtuais com segmentos da sociedade civil. 

O calendário de todos esses eventos foi apreciado e discutido com o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e, após contribuições e ajustes, o cronograma completo pode ser consultado nos sites Plano Diretor SP e Portal Gestão Urbana.

A Prefeitura tem o prazo até 31 de julho de 2022 para encaminhar à Câmara Municipal uma proposta de Revisão do Plano Diretor. 

 

Como contribuir com a consulta pública? 

Para participar da Consulta Pública online, é necessário ter cadastro no Participe+.

Para criar uma conta pessoal no site, clique neste link e preencha as informações solicitadas. Em seguida, acesse a caixa de entrada do e-mail que você informou para confirmar a criação da sua conta. Por fim, insira seu nome de usuário e senha para acessar o sistema e digite seus dados pessoais em “Minha Conta”. Pronto, você já pode enviar suas contribuições para a Consulta. 

Caso você represente uma organização ou coletivo, acesse este link. O procedimento é semelhante à criação de uma conta pessoal. Ao final do processo, você estará apto a participar da Consulta Pública do PDE e de demais processos participativos pela plataforma Participe+. 

 

Por que revisar o Plano Diretor?  

Como toda política de longo prazo, o Plano Diretor, previsto até 2029, prevê mecanismos para o planejamento e desenvolvimento da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual desde o início de sua vigência. Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos e Diretrizes. A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo. 

 

Passo a passo da revisão do PDE 

Em 2021, a Prefeitura cumpriu etapas importantes da revisão, como a divulgação de dois estudos técnicos (Monitoramento Inicial da Revisão do Plano Diretor SP e Relatório de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor), a busca ativa da população para conscientização do processo revisional e recolhimento de contribuições e a realização de reuniões temáticas virtuais.

Todo o trabalho realizado permite que aconteçam em 2022 os debates com a sociedade acerca dos limites da Revisão e suas ações prioritárias.

No mês de março de 2022, o Município realizou discussões temáticas com conselheiros do CIMPDE e CMPU. No começo de abril, foi promovida reunião online com os conselheiros participativos municipais, subprefeitos e representantes de diversas secretarias.