Prefeitura publica Informe Urbano sobre adensamento populacional nas macroáreas do Plano Diretor

Objetivo é que o material sirva de apoio técnico para a revisão participativa do PDE

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), acaba de divulgar um estudo para auxiliar os debates da revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE) em 2022. O Município elaborou uma análise que apresenta projeções populacionais por subprefeituras, distritos e macroáreas da cidade no período pós-implantação do PDE. Confira aqui a publicação.

A publicação é a edição 51 do Informe Urbano, uma série de estudos da SMUL sobre temas de interesse para o desenvolvimento de São Paulo. Ela tem como fonte dados a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação SEADE).

Seu objetivo é estimar o adensamento populacional em 2015, 2020 e 2025 nas oito macroáreas demarcadas pelo Plano Diretor. As macroáreas são divisões territoriais que apresentam características e objetivos urbanos, ambientais, sociais e econômicos comuns. Confira no mapa onde elas estão localizadas.

Em novembro de 2021, a Prefeitura já havia publicado um amplo estudo que se relacionava com o processo revisional do PDE. Na ocasião, foi realizada uma análise sobre adensamento construtivo nos eixos de transporte público (Eixos de Estruturação da Transformação Urbana – EETU) localizados nas macroáreas da cidade. Acesse aqui o estudo.

O prazo para a Prefeitura entregar ao Legislativo uma proposta de revisão do PDE, conforme a Lei nº 17.725/2021, é 31 de julho de 2022. Saiba mais sobre a revisão na plataforma digital Plano Diretor SP.

 

Informes Urbanos

Os Informes Urbanos são elaborados pela Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). São análises, compostas por mapas, gráficos e estatísticas, sobre assuntos como mobilidade, agricultores, imigrantes, microempreendedores, mercado de trabalho e construção civil. Até o momento, 51 estudos foram realizados.

Acesse aqui o Portal dos Informes Urbanos