Revisão Plano Diretor SP: Prefeitura realizará reunião com Conselhos Participativos Municipais

Encontro ocorre em 6 de abril, a partir das 19h, e será transmitido pelo canal oficial da SMUL no YouTube


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), realiza, em 6 de abril, a partir das 19h, reunião com os 32 Conselhos Participativos Municipais sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). O objetivo do encontro é apresentar o processo revisional aos conselheiros e conscientizar sobre a importância da mobilização social para a construção de uma proposta de ajuste para o PDE em conjunto com a sociedade. Confira a publicação do convite no Diário Oficial. 

A reunião será virtual e terá transmissão ao vivo à população em geral pelo canal de Youtube da SMUL. Ela faz parte da agenda participativa do calendário aprovado em 21 de março pelo Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e que ampliou a participação social para a revisão do Plano Diretor.  

A SMUL tem conduzido a revisão do PDE de forma participativa. Em março deste ano, foram realizadas cinco discussões temáticas com representantes do CMPU, técnicos da SMUL e integrantes de outras Secretarias sobre o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor entre 2014 e 2021. 

No mês de fevereiro, foi constituído um Grupo de Trabalho entre conselheiros do colegiado e técnicos da SMUL para definir os limites da revisão intermediária e as etapas do processo participativo. Esse grupo já realizou três reuniões e segue trabalhando. 

A SMUL continuará conduzindo a revisão intermediária de forma ampla, democrática e transparente. Em 2021, a Prefeitura cumpriu etapas importantes da revisão, e todo o trabalho realizado e as contribuições recolhidas permitem que os debates com a sociedade avancem em 2022. 

 

Por que revisar o Plano Diretor?

Como toda política de longo prazo, o Plano Diretor, previsto até 2029, prevê mecanismos para adequações periódicas à realidade da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual (crise econômica, pandemia, aspectos sociais, entre outros). Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos, Diretrizes e Ações Prioritárias.

A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo.

 

Passo a passo da revisão do PDE

Em março de 2021, a Prefeitura divulgou o cronograma de trabalho para a revisão do Plano Diretor. Em abril, foi iniciado o processo participativo com a sociedade civil organizada e a população em geral.

Desde maio, foram oferecidas formas diferentes para a participação em meio virtual. No site Plano Diretor SP foram publicadas enquetes para conscientizar a sociedade sobre a importância da revisão e estimular a participação de todos nos debates. O primeiro questionário, aberto entre maio e julho, registrou mais de 2,9 mil respostas.

Entre agosto e outubro, os munícipes também puderam enviar contribuições para a revisão do PDE através do site Participe+ e por meio da Ficha de Cadastro de Propostas, disponível no site Plano Diretor SP.

De forma presencial, a Prefeitura realizou a busca ativa da população para o recolhimento de sugestões, especialmente, de paulistanos com dificuldade de acesso à internet ou ferramentas digitais. Entre julho e outubro, após visitarem os 96 distritos da cidade, as equipes do Município receberam mais de 14 mil contribuições da população, com destaque para os moradores de regiões periféricas.

O Município também disponibilizou 105 telecentros para a população participar de enquetes, oficinas e audiências públicas virtuais sobre a revisão do PDE.

No mês de outubro, a Prefeitura concluiu as reuniões temáticas online com a sociedade civil organizada e a população em geral. Foram mais de 26 horas de encontros para recolhimento de contribuições e propostas para eventuais ajustes do Plano Diretor.

Em fevereiro de 2022, a Prefeitura retomou o processo revisional do Plano Diretor ao aprovar um novo cronograma junto ao CMPU, além de apresentar um relatório de monitoramento e avaliação sobre a implementação do PDE aos conselheiros. No dia 17, a SMUL criou um Grupo de Trabalho com representantes do CMPU para discutir os limites da revisão e as etapas do processo participativo.

No mês de março de 2022, o Município realizou discussões temáticas com conselheiros do CIMPDE e CMPU. No dia 21, o Município aprovou no CMPU novo calendário que amplia a participação social.

Saiba mais sobre o processo participativo na plataforma digital Plano Diretor SP Portal Gestão Urbana

 

SERVIÇO
Reunião com Conselhos Participativos Municipais
Data: 06/04
Horário: 19 horas
TransmissãoCanal de Youtube da SMUL