Observatório digital da Prefeitura de São Paulo tem mais de 500 indicadores sobre a cidade

Os dados podem ser consultados gratuitamente pela internet, estão divididos em 20 áreas e oferecem um retrato geral do município ao longo dos últimos anos

Qual o ritmo de envelhecimento da população na cidade de São Paulo? Qual a taxa de mortalidade infantil? Qual o valor do PIB (Produto Interno Bruto) paulistano? Para responder a essas e outras dúvidas sobre o Município, a Prefeitura mantém para consulta de todos os cidadãos uma plataforma digital com mais de 500 indicadores oficiais de gestão pública, o ObservaSampa. O acesso é gratuito e pode ser feito por meio do site https://observasampa.prefeitura.sp.gov.br/.

A navegação é rápida e intuitiva, e a resposta, imediata. A pesquisa pode ser feita por área de interesse, como população, educação, saúde, mobilidade, direitos humanos, desenvolvimento econômico, moradia, meio ambiente, entre outros. Ao todo, são 20 segmentos para consulta. Todos os dados são oficiais e atualizados anualmente pelas secretarias municipais responsáveis.

O ObservaSampa traz informações que refletem diferentes aspectos da ação e da realidade da cidade. Ele mostra, por exemplo, como o Município tem envelhecido nas últimas duas décadas. Um dos indicadores aponta que, dez anos atrás, eram 59 idosos para cada 100 habitantes com menos de 15 anos em São Paulo. Em 2020, esse número chegou a 82 e já são quase 2 milhões de idosos.

Também é possível pesquisar sobre ações realizadas pela Prefeitura para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e democrática. Um dos indicadores de acessibilidade, por exemplo, revela o número total de viagens realizadas pelo serviço Atende +, que, em 2020, efetuou mais de 1 milhão de deslocamentos em atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O ObservaSampa foi elaborado com o objetivo de melhorar a qualidade das reivindicações e a consciência sobre os problemas da cidade. É uma importante ferramenta de consulta para o desenvolvimento social e urbano porque permite medir, comparar e avaliar o desempenho das iniciativas governamentais, auxiliando na tomada de decisão com base em critérios mais racionais. Criado a partir da Lei nº 14.173, de 26 de junho de 2006, o observatório foi recriado em 2016 (Decreto 57.087) e fica sob a gestão da Coordenaria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Pela plataforma ainda é possível acompanhar a chamada Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

Desde dezembro de 2014, foram registrados mais de 150 mil acessos, quase 1.800 por mês.

Para elaborar os cálculos dos indicadores, o ObservaSampa utiliza dados do Infocidade, que possui um rico acervo de informações em 18 temas, e do GeoSampa, que reúne dados georreferenciados da população paulistana, de cerca de 12 mil equipamentos públicos e da rede de transporte coletivo, entre outros.

Desenvolvido em software livre e código aberto, onde os usuários têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar, baixar e utilizar os dados, o ObservaSampa quer construir uma comunidade colaborativa em torno do diagnóstico, monitoramento e avaliação de indicadores da cidade, isto é, receber dados de fontes confiáveis e, após validá-los, colocá-los à disposição do cidadão.

 

Saiba como consultar um indicador
Acesse o ObservaSampa, clique na opção ''Indicadores’’ e, em seguida, “Indicadores por Tema”. Feito isso, selecione um tema no menu à esquerda para os indicadores disponíveis aparecerem.

Após definir o indicador, escolha o período desejado de pesquisa e aperte o botão “Pesquisar”. Será disponibilizada uma tabela acompanhada de outras informações sobre o indicador pesquisado, como definição, a forma como foi calculado, fonte da informação, entre outros.

Caso esteja interessado em analisar apenas uma região da cidade, clique em “Indicadores por Região”, selecione a Prefeitura Regional e/ou Distrito, e prossiga normalmente com seu estudo.

Caso queira enviar dúvidas ou sugestões sobre a plataforma, mande um e-mail para observasampa@prefeitura.sp.gov.br ou ligue 3113-7831.