Prefeitura disponibiliza mapa online das calçadas requalificadas na cidade

Portal GeoSampa aponta os mais de 1,6 milhão de m² de passeios públicos reformados ou ampliados desde 2019


Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), publicou, no Portal GeoSampa, um novo mapa sobre as calçadas da cidade. O conteúdo inédito mostra a localização dos mais de 1,6 milhão de m² de calçadas que foram requalificadas em todo o município. Os locais foram definidos de acordo com o Plano Emergencial de Calçadas 2019 (PEC).

Desde junho de 2019, o GeoSampa disponibiliza informações como área, largura e declividade de cada passeio público de São Paulo. O mapa digital também apresenta as calçadas que compõem o Plano Emergencial de Calçadas.

A novidade agora é que o munícipe poderá consultar as vias que tiveram o passeio público requalificado, descobrindo, inclusive, quando as obras foram concluídas.

Com o objetivo de melhorar a caminhabilidade, sobretudo, em locais de grande circulação, a Prefeitura investiu R$ 140 milhões na reforma e ampliação de calçadas e da iluminação pública entre 2019 e 2020. Com isso, foram requalificados 1.651.813 m² de passeios e construídas 4 mil rampas de acesso.

Os reparos, realizados nas 32 subprefeituras da cidade, buscam diminuir desigualdades regionais. A região que mais recebeu os serviços de restauração de calçadas foi a Zona Leste, com 790.913,12 m². Na sequência, aparecem a Zona Sul (372.893,87 m²), Zona Norte (260.785,90 m²), Zona Oeste (173.821,16 m²) e Centro (53.398,47 m²).

As readequações decorrentes do Plano Emergencial de Calçadas garantem passeios com faixa livre exclusiva à circulação de pedestres sem desnível, vegetação ou obstáculos. Além disso, a padronização estabeleceu piso adequado para a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, entre outros, além de sinalização visual e tátil.

O Plano Emergencial de Calçadas priorizou a reforma de locais com grande fluxo de pedestres e perto de terminais de ônibus, ruas de comércio, escolas e hospitais.


Como consultar?
Para consultar a novidade, é simples. Basta acessar o GeoSampa, clicar em “Sistema Viário”, dar um zoom no mapa e ativar a camada “Calçadas”. As vias requalificadas estão sinalizadas com a cor verde. Para consultar informações sobre os passeios públicos, é necessário apertar o botão “i” e clicar na calçada de interesse.

Todos os dados também estão disponíveis para download. Para baixá-los, clique no ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Sistema Viário” e selecione a camada “Calçadas”. Pronto, agora é só definir o formato e apontar o distrito que deseja ter mais informações.

 

Portal GeoSampa
Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) e reúne dados georreferenciados sobre mais de 300 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.