Prefeitura autoriza o uso de área municipal para instalação de centro de castração gratuita de pets na zona sul da cidade

Organização da sociedade civil precisará oferecer 150 esterilizações cirúrgicas ao mês para cães e gatos. Animais de comunidades vulneráveis e em situação de abandono deverão ser foco das campanhas

Nesta quarta-feira (01), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), formalizou a autorização de uso de uma área pública municipal na região de Santo Amaro, zona sul da capital, para a instalação de um centro de castração gratuita de pets na região. Confira a publicação no Diário Oficial.

O acordo foi realizado por meio de CGPatri, coordenadoria da SMUL responsável, dentre outras atividades, pela doação, permissão ou concessão de áreas públicas a entidades que ofereçam serviços à população.

Será responsável pela gestão da clínica veterinária a Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados (AMPARA Animal), uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda abrigos e protetores independentes com ração, medicamentos e atendimento veterinário.

Para o uso gratuito da área de mais de 900 m², uma série de contrapartidas deverá ser oferecida à população por parte da instituição, como a disponibilização de 150 esterilizações cirúrgicas gratuitas ao mês para cães e gatos e o desenvolvimento de campanhas de castração e atendimentos veterinários voltados para animais de moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade, bem como para animais em estado de abandono.

A iniciativa vai ao encontro do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) da Prefeitura de São Paulo que, desde o início de sua atuação em 2001, já esterilizou cirurgicamente mais de um milhão e cem mil cães e gatos de forma gratuita. O programa prevê atendimento através de clínicas contratadas ou ainda por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. Ao todo são 42 estabelecimentos, sendo 21 clínicas veterinárias, 5 castramóveis e 16 entidades para mutirões.

O serviço de castração nas clínicas veterinárias contratadas deve ser solicitado de forma online pelo Portal SP 156. Para isso, basta clicar neste link e fazer o cadastro. Em seguida, é necessário preencher um formulário (também online) informando os dados do animal que deseja castrar. Também será preciso enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso, é só aguardar o agendamento e as orientações gerais.


Como é solicitado o uso de uma área pública?
A solicitação de uma área pública deve partir do próprio interessado. Para isso, ele deve autuar pedido em CGPatri, declarando o uso que pretende dar ao local e escolhendo uma das modalidades disponíveis, isto é, aquisição, permissão de uso, concessão ou permuta.

Em seguida, o processo segue para instrução e levantamento das informações da área pelo setor de engenharia da Coordenadoria da SMUL. São consultadas a Subprefeitura local, a Coordenadoria de Legislação de Uso e Ocupação do Solo (DEUSO), a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Comissão do Patrimônio Imobiliário do Município de São Paulo (CMPT). Além disso, é solicitada a manifestação de secretarias municipais que tenham relação com o serviço específico proposto para que avaliem o trabalho da instituição a ser contemplada.

Caso todos os pareceres sejam favoráveis, é elaborada a planta da área. Se o pedido for de concessão de uso, aquisição ou permuta, ele seguirá à Casa Civil para ser encaminhado como Projeto de Lei à Câmara Municipal e, aprovado, poderá ser sancionado pelo prefeito. Na última etapa, o processo retorna à CGPATRI para lavratura da escritura pública e tratativas com o cartório. Já no caso de permissão de uso, a autorização ocorre após a publicação de decreto municipal e a oficialização por meio de Termo de Permissão de Uso, como o caso do Centro de Castração.